
O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta terça-feira (8) em queda. As preocupações com as tarifas do presidente Donald Trump seguem no radar; contudo, os investidores também digerem dados econômicos divulgados recentemente.
O IGP-DI registrou uma deflação de 1,80% em junho, enquanto o Boletim Focus apontou uma redução na projeção da inflação para 2025, de 5,20% para 5,18%. Em relação à taxa Selic, os especialistas mantiveram a estimativa de 15% para este ano.
No mercado acionário, empresas importantes recuaram no último pregão. Diante da incerteza global e da queda do minério de ferro, a Vale (VALE3) recuou 1,47%. Já a Petrobras (PETR4) viu suas ações caírem 0,19%, mesmo com a forte alta do petróleo.
Por volta das 10h32 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava queda de 0,19%, aos 139.230,80 pontos.
O dólar comercial também operava em baixa. No mesmo horário, a moeda caía 0,44%, cotada a R$ 5,45.
Ibovespa recua com tarifas de Trump no radar
Nesta manhã, o mercado volta os olhos para os cenários interno e externo. Lá fora, a aversão ao risco volta a tomar conta dos mercados globais com a nova escalada das tensões comerciais, após o ex-presidente Donald Trump impor tarifas aos primeiros países que não negociaram acordos com os EUA, a começar pelo Japão (25%), avisando que, se houver retaliação, dobrará a aposta.
As tarifas entram em vigor em 1º de agosto, data definida como prazo final para os demais parceiros. A partir da próxima segunda-feira (14), os países receberão cartas com “ofertas finais”.
Além disso, Trump ameaçou aplicar uma taxa adicional de 10% aos governos que apoiarem as políticas “antiamericanas” dos Brics, o que pode afetar diretamente o mercado brasileiro. O ex-presidente norte-americano também provocou ao criticar, em sua rede social, a “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S da 1ª quadrissemana de julho
▪️ 09h00 – IBGE: Vendas no varejo de maio
▪️ 16h00 – EUA Fed: Crédito ao Consumidor de maio
▪️ 22h30 – China NBS: CPI e PPI de junho
Eventos
▪️ 12h00 – Galípolo participa de almoço da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE) e do Instituto Unidos Brasil (IUB)
▪️ 14h00 – Haddad deve participar de audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara