O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta terça-feira (26) em queda, em meio à repercussão do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) e com investidores acompanhando a reunião ministerial.
Enquanto isso, no exterior, predominam os receios sobre a independência do Fed (Federal Reserve) após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que estava demitindo a diretora da autarquia, Lisa Cook.
Por volta das 10h18 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava queda de 0,10%, aos 137.881,48 pontos. No mesmo horário, o dólar seguia no mesmo sentido, com variação de -0,13%, a R$ 5,48.
Ibovespa recua com prévia da inflação e Trump no radar
Nesta manhã, o mercado volta os olhos para o cenário interno e externo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma reunião ministerial no Palácio do Planalto às 9h (horário de Brasília), enquanto, nos Estados Unidos, as atenções se voltam para as tarifas e outras questões.
O IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial, caiu 0,14% em agosto, após alta de 0,33% no mês anterior. Os dados foram divulgados nesta manhã pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No exterior, o foco recai sobre os EUA após o presidente Donald Trump anunciar, na segunda-feira, a medida sem precedentes de demitir Lisa Cook, primeira mulher afro-americana a ocupar o cargo de diretora do Fed, devido a alegações de impropriedade em empréstimos hipotecários.
Em resposta, Cook afirmou que não tem “nenhuma intenção de ser intimidada a renunciar” ao cargo.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 05h00 – Fipe: IPC da 3ª quadrissemana de agosto
▪️ 08h30 – BC: Setor externo de julho
▪️ 09h00 – IBGE: IPCA-15 de agosto
▪️ 09h30 – EUA/Deptº do Comércio: Encomendas de bens duráveis de julho
▪️ 11h00 – EUA/Conference Board: índice de confiança do consumidor de agosto
▪️ 22h30 – China/NBS: lucro industrial de julho
Eventos
▪️ 09h00 – Lula comanda a segunda reunião ministerial do ano
▪️ 09h30 – EUA: Tom Barkin (Fed/Richmond) repete discurso em evento
▪️ 17h00 – Haddad participa de evento da Fiesp sobre relação entre Brasil e EUA