Abertura de mercado

Ibovespa abre em queda em dia de baixa liquidez; dólar sobe

Por volta das 10h16 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava queda de 0,13%, aos 140.746,23 pontos

Fonte: reprodução/Mspost
Fonte: reprodução/Mspost

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta sexta-feira (4) em queda, em um dia que deve ser marcado por baixa liquidez nos mercados globais, uma vez que não há negociações nos Estados Unidos devido ao feriado de 4 de Julho.

Esse cenário de liquidez reduzida tende a elevar a volatilidade e comprometer a leitura dos volumes negociados na B3, o que pode gerar um movimento de correção no Ibovespa, que encerrou o pregão anterior, na quinta-feira (3), em patamar recorde, aos 140.928 pontos, com alta de 1,35%.

No cenário doméstico, o impasse político-fiscal segue no radar do mercado, com discussões em Brasília podendo gerar alguma oscilação nos ativos.

Por volta das 10h16 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava queda de 0,13%, aos 140.746,23 pontos.

Já o dólar comercial seguia em sentido oposto: no mesmo horário, a divisa subia 0,31%, cotada a R$ 5,42.

Ibovespa recua em dia de baixa liquidez e olho em Brasília

Nesta manhã, o mercado volta os olhos para Brasília. Ainda sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), partidos do Centrão — que “possuem ministérios” — acionaram o STF (Supremo Tribunal Federal) para manter a suspensão da elevação do imposto. Além disso, a Comissão Mista de Orçamento votará na próxima quarta-feira (9) o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Na perspectiva de Álvaro Bandeira, coordenador macro da Comissão de Economia da APIMEC Brasil, é possível que o projeto apresente “muitos jabutis”.

No segmento corporativo, o mercado deve acompanhar a fragilidade externa e uma possível realização de lucros. “O petróleo em queda ajuda a manter o mercado por aqui no campo negativo. Ontem foi diferente: subiu o petróleo, subiram Petrobras e Vale do Rio Doce”, comentou o especialista.

Além disso, seguem no radar as atualizações sobre as políticas tarifárias do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que podem influenciar os mercados globais.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ EUA: Mercados ficam fechados por feriado do Dia da Independência

▪️ 06h00 – Zona do euro Eurostat: PPI de maio

▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial de junho

Eventos

▪️ 09h40 – Haddad participa de seminário do banco dos Brics

▪️ 11h00 – Lula participa de cerimônia de anúncio de investimentos da Petrobras, no Rio

▪️ 15h00 – Alemanha/BCE: Christine Lagarde discursa no Global Women’s Leadership Award

▪️ 18h00 – EUA: Trump assina projeto de lei orçamentário