
O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta quarta-feira (16) em queda com sinais de que as tarifas anunciadas pelos EUA estariam começando a afetar a inflação.
No cenário nacional, o mercado segue acompanhando a reação do Brasil à taxa de 50% sobre suas exportações.
Na véspera, os preços ao consumidor dos EUA para junho indicaram custos mais altos de alguns produtos impactados pelas tarifas, fazendo investidores a reduzirem as expectativas para corte de juros pelo Fed (Federal Reserve).
Por volta das 10h32 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma queda de 0,23%, aos 134.939,46 pontos.
Já o dólar comercial seguia em sentido oposto, a divisa subia 0,65%, a R$ 5,58.
Ibovespa recua com agenda esvaziada e petróleo no radar
Nesta manhã o mercado volta os olhos para os EUA, com as atenções também recaem sobre dados de preços ao produtor dos EUA para avaliar a extensão das pressões inflacionárias.
A ameaça de mais tarifas dos EUA também pesava sobre a confiança dos mercados depois que o presidente Donald Trump declarou que serão enviadas em breve cartas notificando países menores sobre suas tarifas.
No Brasil, o vice-presidente e ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, disse que o governo brasileiro trabalhará para reverter “o mais rápido possível” a tarifa de 50%, ponderando que o país poderá pedir mais prazo para negociar se necessário.
Na sessão, Alckmin terá reuniões com o setor produtivo da indústria e com o presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, Abrão Neto, entre outros compromissos.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 03h00 – Reino Unido: CPI de junho
▪️ 06h00 – Zona do euro: Balança comercial de maio
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S da 2ª quadrissemana de julho
▪️ 09h30 – EUA; Inflação ao produtor (PPI)
▪️ 10h15 – EUA: Produção industrial de junho
▪️ 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 15h00 – EUA: Fed divulga Livro Bege
Eventos
▪️ 08h00 – Alcolumbre recebe Alckmin, Gleisi e Motta para debater tarifas de Trump
▪️ 09h00 – Lula se reúne com bancos públicos para discutir novo modelo de crédito
imobiliário
▪️ 10h15 – EUA: Beth Hammack (Fed/Cleveland) participa de evento
▪️ 11h00 – Alckmin se reúne com representantes da indústria
▪️ 11h00 – EUA/Fed: Michael Barr participa de evento
▪️ 15h00 – Alckmin se reúne com o presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto
▪️ 19h30 – EUA: John Williams (Fed/NY) discursa em evento
Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: Bank of America, Goldman Sachs e Morgan Stanley
▪️ EUA/após o fechamento: Alcoa e United Airlines