Abertura da Bolsa

Ibovespa abre em queda guiado por cautela do exterior; dólar sobe

As negociações recuam com a Bolsa seguindo tendência do exterior e uma forte cautela dos investidores

Ibovespa recua nesta terça-feira (Foto: unsplash)
Ibovespa recua nesta terça-feira (Foto: unsplash)

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, dá início às negociações em que ritmo de queda, com a Bolsa seguindo tendência do exterior e uma forte cautela dos investidores.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador recuava com um recuo de 0,29%, aos 126.987 pontos.

O dólar comercial, em contrapartida apresenta avanço de 0,77%, com uma cotação de R$5,15.

Ibovespa é impactada por cautela em véspera de decisão do Fed

À véspera do feriado no Brasil, o Ibovespa deve ser influenciado pela expectativa em relação à decisão de juros nos EUA e aos dados do mercado de trabalho que serão divulgados ao longo da semana.

Além disso, os investidores estarão atentos aos números do mercado de trabalho doméstico, especialmente o Caged, que acabou de ser divulgado.

Balanços em destaque

Os destaques corporativos incluem o relatório de produção da Petrobras e o balanço do Santander.

Santander (SANB11) registrou lucro líquido de R$ 3,02 bilhões no primeiro trimestre de 2024, um incremento de 41,2% comparado ao mesmo período do ano passado e de 37,1% ante o quarto trimestre de 2023.

Petrobras (PETR4) divulgou nesta segunda-feira (29) que sua produção de petróleo cresceu 3,7% no primeiro trimestre de 2024, ante o mesmo período de 2023. O percentual corresponde a 2,77 Mboed (milhões de barris de óleo equivalente por dia).

Cenário econômico nacional

No Relatório de Estabilidade Financeira, divugado pelo Banco Central nesta terça-feira (30), a autarquia financeira brasileira avaliou “não haver risco relevante a estabilidade financeira”.

A A taxa de desemprego no Brasil no trimestre encerrado em março deste ano, também divulgada nesta manhã, foi de 7,9%.

O dado representa uma alta de 0,5 ponto percentual em comparação ao trimestre encerrado em dezembro, segundo dados do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística)

EUA

Nesta manhã, os índices futuros das principais bolsas de Nova York estão em baixa, refletindo um aumento nos custos de emprego que superou as expectativas.

Isso pode levar o Fed (Federal Reserve) a adiar ainda mais o início de sua flexibilização monetária. A decisão de juros do Fed será divulgada amanhã.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,50%

S&P 500 Futuro: -0,33%

Nasdaq Futuro: -0,18%