O Ibovespa abriu em queda de 0,55% aos 103.047 pontos, por volta das 10h10 (horário de Brasília), desta segunda-feira (13), acompanhando o exterior.
O principal índice acionário brasileiro está de olho nos planos do governo dos EUA para mitigar os efeitos da quebra do Silicon Valley Bank (SVB) no sistema financeiro
Já o dólar opera em alta de 1,13%, negociado a R$ 5,27, às 10h07 horário de Brasília).
Em Wall Street, índices futuros operam também em queda, com investidores de olho na repercussão do SVB. De acordo com um comunicado conjunto do Departamento do Tesouro, Fed (Federal Reserve) e FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), todos os depositantes do SVB terão acesso ao seu dinheiro a partir desta segunda.
O Fed também disse que está criando um novo Programa de Financiamento a Prazo do Banco destinado a salvaguardar os depósitos. A linha oferecerá empréstimos de até um ano a bancos, associações de poupança, cooperativas de crédito e outras instituições.
Dow Jones Futuro (EUA), -1,09%
S&P 500 Futuro (EUA), -1,04%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,42%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam mistos na sessão, com os reguladores dos EUA anunciando planos para apoiar tanto os depositantes quanto as instituições financeiras associadas ao Silicon Valley Bank.
Shanghai SE (China), +1,20%
Nikkei (Japão), -1,11%
Hang Seng Index (Hong Kong), +1,95%
Kospi (Coreia do Sul), +0,67%
ASX 200 (Austrália), -0,50%
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam com baixa, também com os investidores globais se concentrando nas consequências do colapso do Banco do Vale do Silício.
O banco de compensações Bank of London confirmou no domingo (12) que protocolou uma proposta para a compra da subsidiária britânica do Silicon Valley Bank (SVB), fechado na última sexta-feira (10) por reguladores americanos.
FTSE 100 (Reino Unido), -2,29%
DAX (Alemanha), -2,84%
CAC 40 (França), -2,96%
FTSE MIB (Itália), -4,01%
Notícias corporativas
O Silicon Valley Bank (SVB) terá auxílio financeiro do governo dos EUA para pagar integralmente os clientes que realizaram depósitos no banco. Fontes afirmaram ao jornal americano, The Washington Post, que o governo ainda estuda a realização de uma grande intervenção para evitar uma nova pane no sistema financeiro.
O julgamento das Leis das Estatais, iniciado na sexta-feira (10), foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o ministro da pasta, André Mendonça, apresentar um pedido de vista, solicitando mais tempo para analisar o caso. Sendo assim, não há um prazo para o veredicto do chefe estatal.