Abertura do mercado

Ibovespa abre em queda com Petrobras (PETR3) no radar; dólar sobe

Índices futuros dos EUA caem com investidores acompanhando os resultados dos principais bancos

Ibovespa
Ibovespa / Foto: Freepik

Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, iniciou o pregão desta sexta-feira (12) em queda, influenciado pelo afastamento do presidente do Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) do cargo e divulgação dos balanços trimestrais dos bancos americanos.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma queda de 0,31%, aos 127.033 pontos.

Neste mesmo horário o dólar comercial percorria no sentido contrário, acumulando fortes altas, e avançava 0,82%, cotado a R$ 5,12.

Petrobras movimenta o Ibovespa nesta sexta

Na noite de quinta-feira (12), foi tomada a decisão de afastar Pietro Sampaio Mendes do cargo devido a um conflito de interesse. Mendes atua como secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, sendo indicado para o cargo pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Na noite de quinta-feira (12), foi tomada a decisão de afastar Pietro Sampaio Mendes do cargo devido a um conflito de interesse. Mendes atua como secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, sendo indicado para o cargo pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Enquanto isso, no exterior, as expectativas continuam em relação à possibilidade de os EUA manterem as taxas de juros elevadas por mais tempo.

EUA

Nos mercados de Wall Street, os índices futuros operam em queda, com os investidores acompanhando a divulgação dos resultados corporativos de JPMorgan, Citigroup e Well Fargo.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,83%

S&P 500 Futuro: -0,85%

Nasdaq Futuro: -1,04%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos encerraram em sua maioria em queda, com o Hang Seng de Hong Kong sofrendo uma queda significativa de 2,18% devido aos dados fracos de exportação da China.

O índice foi o único relevante que ainda não havia encerrado quando os últimos números da balança comercial chinesa foram divulgados, resultando em uma queda para 16.721,69 pontos.

Em uma comparação anual para o mês de março, as exportações chinesas apresentaram uma queda inesperada de 7,5%, surpreendendo as previsões que apontavam para um aumento de 0,1%. Além disso, as importações do gigante asiático também ficaram aquém das expectativas.

Fechamento dos índices asiáticos:

Shanghai SE (China), -0,49%

Nikkei (Japão): +0,21%

Hang Seng Index (Hong Kong): -2,18%

Kospi (Coreia do Sul): -0,93%

ASX 200 (Austrália): -0,33%

Bolsas europeias

Os mercados europeus oscilam, à medida que os investidores examinam os dados econômicos do Reino Unido e ponderam sobre uma perspectiva incerta para a inflação nos EUA.

Em fevereiro, o PIB do Reino Unido cresceu 0,1% em termos mensais, alinhado com as expectativas, o que reforça a indicação de um retorno ao crescimento econômico lento este ano.

Enquanto isso, na quinta-feira (11), o Banco Central Europeu optou por manter as taxas de juros inalteradas pela quinta vez consecutiva e indicou de forma mais clara até o momento a possibilidade de um próximo corte nas taxas, mesmo com a incerteza sobre os próximos passos do Federal Reserve dos EUA.

Cotação dos índices europeus:

FTSE 100 (Reino Unido): +1,03%

DAX (Alemanha): -0,01%

CAC 40 (França): -0,04%

FTSE MIB (Itália): +0,26%

STOXX 600: +0,24%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

Depois de se consolidar como o banco que mais ganhou clientes em 2023, o Nubank (ROXO34) quer ir além dos serviços bancários e pretende se aventurar com a própria empresa de telefonia celular. A Anatel homologou um contrato firmado entre a instituição financeira e a Claro para a criação de uma nova operadora móvel virtual, a MVNO.

O banco Santander Brasil (SANB11) deve apresentar rentabilidade baixa no primeiro trimestre de 2024, apesar da alta de 27,6% no lucro líquido em relação ao trimestre anterior. A avaliação é do Genial Investimentos.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile