Abertura do mercado

Ibovespa abre estável com dados no Brasil e EUA; dólar cai

Investidores repercutem novos dados de emprego dos EUA e produção industrial do Brasil

Ibovespa
Ibovespa / Foto: Freepik

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, iniciou o pregão desta quarta-feira (5) estável, com os investidores repercutindo aos novos dados de emprego dos EUA e produção industrial do Brasil.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador subia 0,01%, aos 121.807 pontos.

dólar comercial seguia o padrão oposto, com quedas de 0,18%, cotado a R$ 5,27.

Dados econômicos no Brasil e EUA movimentam o Ibovespa

Os investidores digerem dados de atividade econômica no Brasil e aguardam indicadores dos EUA. Os dados da ADP mostraram que o setor privado dos EUA criou 152 mil postos de trabalho em maio, abaixo da previsão de 175 mil apontada pela pesquisa da Reuters.

A produção industrial brasileira caiu 0,5% em abril, após uma expansão de 0,9% em março. No acumulado do ano, o setor industrial cresceu 3,5%. A queda em abril foi mais acentuada do que a prevista pelo consenso de analistas da LSEG, que estimavam uma retração de 0,4% em relação a março. A projeção para a variação anual era de um aumento de 8,3%.

No âmbito político, está prevista a votação no plenário do Senado do programa automotivo Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover). O relator do projeto, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), retirou do texto o dispositivo que restabelecia a cobrança de imposto sobre compras internacionais de até US$ 50.

EUA

Os índices futuros dos EUA operam alta, com investidores se preparando para os dados da folha de pagamento privada e avaliando os resultados corporativos mais recentes.

A criação de vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos ficou abaixo do esperado em maio e os dados do mês anterior foram revisados para baixo, mostrou um relatório nesta quarta-feira (5). Foram abertos 152.000 empregos no mês passado, depois de 188.000 em abril, segundo o relatório da ADP.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,28%

S&P 500 Futuro: +0,37%

Nasdaq Futuro: +0,65%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas encerraram sem uma direção definida nesta quarta-feira, após um leve desempenho positivo de Wall Street ontem, com investidores avaliando dados recentes que indicam uma desaceleração na economia dos EUA.

Na China continental, os mercados fecharam em baixa, pressionados pelas ações dos setores imobiliário e de varejo.

Shanghai SE (China), -0,83%

Nikkei (Japão): -0,89%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,10%

Kospi (Coreia do Sul): +1,03%

ASX 200 (Austrália): +0,41%

Bolsas europeias

As bolsas europeias apresentam fortes altas, com os investidores aguardando a reunião do Banco Central Europeu (BCE) programada para amanhã (6). A expectativa é que o BCE reduza as taxas de juros pela primeira vez desde 2019.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,51%

DAX (Alemanha): +0,97%

CAC 40 (França): +1,22%

FTSE MIB (Itália): +1,34%

STOXX 600: +0,91%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

A Auren Energia (AURE3) anunciou, na terça-feira (4), a aquisição integral do capital social da Esfera Energia, companhia com atuação na área de gestão de energia no mercado nacional. O valor da transação não foi divulgado.

Em reunião realizada em 24 de maio, o Conselho de administração da Cemig (CMIG4) aprovou um programa de demissão voluntária com o objetivo de encerrar até 430 contratos de trabalho.