O Ibovespa abre com leve alta de 0,10%, aos 111.009 pontos, às 10h16 (horário de Brasília), nesta quarta-feira (29), no último pregão do mês de novembro. O principal índice da bolsa de valores brasileira sobe acompanhando o desempenho dos mercados internacionais, com investidores aguardando um discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que pode fornecer mais informações sobre futuro do aperto monetário no país. Já o dólar sobe. Às 10h13 (horário de Brasília), a moeda norte-americana valorizava 0,74%, vendida a R$ 5,30.
Os índices futuros dos EUA operam em alta no último pregão de novembro, enquanto agentes do mercado esperam por vários dados econômicos e pelo discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, em buscas de pistas sobre os rumos da maior economia do mundo.
Dow Jones Futuro (EUA), +0,05%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,16%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,29%
Bolsas Asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam com alta em sua maioria, com índice de gerente compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria da China em novembro ficando abaixo das expectativas, atingindo o patamar mais baixo desde abril. As autoridades de saúde chinesas anunciaram na véspera medidas para aumentar a vacinação entre os idosos, um indicador considerado importante para a reabertura da economia.
Shanghai SE (China), +0,05%
Nikkei (Japão), -0,21%
Hang Seng Index (Hong Kong), +2,16%
Kospi (Coreia do Sul), +1,61%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus operam em alta nesta quarta, com investidores da região monitorando os últimos dados de inflação da zona do euro em novembro. A inflação anual da área do euro deverá ser de 10,0% em novembro de 2022, abaixo dos 10,6% observados em outubro, de acordo com dado preliminar divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Na comparação mensal, a variação é de apenas 0,1%.
FTSE 100 (Reino Unido), +0,89%
DAX (Alemanha), +0,46%
CAC 40 (França), +0,82%
FTSE MIB (Itália), +0,27%
Euro Stoxx50, +0,76%
Notícias corporativas
O Santander (SANB11) anunciou a venda de participações, detidas por subsidiárias do Santander Brasil, representando 50% do capital social do Banco PSA Finance Brasil e mais 50% do capital social da PSA Corretora de Seguros e Serviços, vendida para a Stellantis Services, que passará a ser a única acionista da empresa.
A Lupatech (LUPA3) anunciou na última quarta-feira (29) que firmou três contratos com a Petrobras (PETR4), com o objetivo de fornecer Válvulas Globo, oriundos de licitação pela empresa. Os contratos não obrigam a estatal a comprar os produtos, mas calculam a possibilidade de aquisição de até R$ 21,5 milhões nos próximos dois anos.
Segundo a Lupatech, o acordo com a Petrobras ainda pode ser renovado por mais dois anos.