O Ibovespa, principal índice da B3, Bolsa de Valores brasileira, iniciou o pregão desta terça-feira (7) no verde. O tom mercado deve ser guiado pelas expectativas da política monetária nacional.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice performava com uma alta de 0,13%, aos 129.845 pontos.
Já o dólar comercial permanecia no mesmo clima de perdas registrado no pregão anterior. A moeda recuava 0,29%, cotado a R$ 5,05.
O destaque entre os investidores se dá para os balanços divulgados após o fechamento da segunda-feira (6).
Ibovespa é guiado por balanços e Copom
Com agenda externa esvaziada, dois principais eventos devem guiar a performance do Ibovespa e dividir a atenção dos investidores: balanços das companhias e expectativas da taxa básica de juros, a Selic.
O Copom faz a primeira reunião para a Análise da Conjuntura, que baseará sua decisão para a Selic no fim da tarde da próxima quarta-feira (8).
Entre os balanços, o Itaú (ITUB4) divulgou no fim da última segunda-feira (6), um lucro recorrente gerencial de R$ 9,77 bilhões para o primeiro trimestre de 2024, marcando um aumento de 15,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Sobre as expectativas, no setor aéreo, a Azul (AZUL4) e a Gol (GOLL4) devem divulgar seus números em 9 de maio. Por isso, especialistas procurados pelo BP Money esperam resultados fracos da Gol e crescimento nos indicadores da rival para o 1TRI24.
EUA
No exterior, o foco segue no momento em que o Fed começará a cortar as taxas de juros. A melhor pista do dia pode vir das falas do presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari às 12h30. (Ana Katia)
Os índices futuros dos EUA estão em ascensão, impulsionados pelo otimismo dos investidores desde sexta-feira, quando os dados mais recentes sobre as folhas de pagamento não agrícolas (payroll) revelaram um crescimento do emprego abaixo do esperado em abril, acompanhado por um aumento no desemprego.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,46%
S&P 500 Futuro: +1,03%
Nasdaq Futuro: +0,13%
Bolsas asiáticas
Na Ásia e no Pacífico, a maioria das bolsas fechou em alta nesta terça-feira (7), seguindo os ganhos de Wall Street.
Na véspera, as bolsas de Nova York registraram altas pelo terceiro dia consecutivo, com ênfase no setor de tecnologia, impulsionadas em parte pela perspectiva de que o Fed poderá iniciar cortes nas taxas de juros a partir de setembro, à luz dos sinais de desaceleração no mercado de trabalho americano.
Shanghai SE (China), +0,22%
Nikkei (Japão): +1,57%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,53%
Kospi (Coreia do Sul): +2,16%
ASX 200 (Austrália): +1,44%
Bolsas europeias
Enquanto isso, as bolsas europeias estão operam alta, com os investidores acompanhando uma série de relatórios de lucros e dados do varejo na região.
O banco UBS superou as expectativas dos analistas ao retornar ao lucro líquido trimestral após duas perdas consecutivas, impulsionando as ações em 8% nas negociações matinais.
Os dados divulgados pela Eurostat mostram um aumento de 0,8% nas vendas no varejo da zona do euro em março, em linha com as expectativas dos analistas.
FTSE 100 (Reino Unido): +1,02%
DAX (Alemanha): +0,65%
CAC 40 (França): +0,32%
FTSE MIB (Itália): +1,08%
STOXX 600: +0,68%