O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo, abriu em queda nesta quarta-feira (13). Por volta das 10h15 (de Brasília), o índice avançava 0,37% a 116,628 mil pontos, influenciado por definições na Petrobras e dados dos EUA.
Os principais bancos norte-americanos divulgarão seus resultados corporativos ainda nesta semana, e o primeiro a reportar seu lucro líquido, já influenciando a abertura do Ibovespa, foi o JP Morgan. Com US$ 8,3 bilhões no primeiro trimestre de 2022, a empresa registrou uma queda de 42% em relação aos primeiros três meses do último ano.
Os resultados do PPI dos EUA (o índice de preços ao produtor norte-americano) também influenciaram a B3. Os dados publicados pelo Departamento de Trabalho no país registraram o crescimento de 1,4% no terceiro mês do ano em comparação a fevereiro. Comparado aos resultados de março do último ano, o aumento foi de 11,2%.
No cenário doméstico, as expectativas estão voltadas para a Assembleia da Petrobras, que decidirá a nova equipe de conselho da empresa.
Após turbulências nas últimas indicações, com recusas recebidas por Adriano Pires (economista), Rodolfo Landim (atual presidente do Clube de Regatas do Flamengo), Décio Oddone, (ex-presidente da ANP) e por último, Caio Paes de Andrade (secretário especial da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia), o conselho da estatal aprovou na última terça-feira (12) os nomes indicados.
Segundo a última reunião do conselho, José Mauro Ferreira Coelho (presidente do da PPSA, o conselho de administração da Pre-Sal Petróleo) foi o nome indicado para a presidência executiva da empresa, enquanto Márcio Andrade Weber (engenheiro civil) foi o cotado para assumir a presidência do Conselho de Administração da petroleira.
Com as divulgações dos dados inflacionários, e dos resultados de um dos principais bancos do país, as bolsas norte-americanas abriram em queda nesta quarta-feira (13).
– Dow Jones (EUA), -0,26%
– S&P 500 (EUA), -0,34%
– Nasdaq (EUA), -0,30%
No mercado europeu, os índices inflacionários seguem em alta por conta dos novos desdobramentos da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Além da divulgação dos resultados do IPI nos EUA, as bolsas europeias também sentiram o impacto das novas declarações dos principais líderes do mundo.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou o exército russo de estar usando bombas de fósforo em território ucraniano, e além disso, o presidente dos EUA, Joe Biden, também falou pela primeira vez sobre o conflito, utilizando o temo (genocídio) ao se referir à Rússia. As negações seguem por parte do governo russo.
– FTSE 100 (Reino Unido), -0,12%
– DAX (Alemanha), -1,06%
– CAC 40 (França), -0,74%
– FTSE MIB (Itália), -0,53%
Já no mercado asiático, as principais bolsas da região fecharam em sentimento misto nesta quarta-feira (13), após a divulgação dos dados de exportação na China. Apesar do fechamento em alta das principais bolsas da região, o índice de exportação impactou negativamente o mercado chinês.
As exportações denominadas em dólar no país subiram 14,7% ao ano no mês de março, diminuindo os resultados de 16,3% alcançados entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Enquanto isso, o índice de importações denominadas em dólar em território chinês caíram 0,1% ao ano no mês de março, caso comparado ao aumento de 15,5% registrado entre os dois primeiros meses de 2022. Assim como a abertura do Ibovespa, o principal mercado chinês fechou em queda.
– Nikkei (Japão), +1,93%
– Kospi (Coreia do Sul), +1,86%
– Hang Seng Index (Hong Kong), +0,26%
– Shanghai SE (China), -0,82%