O Ibovespa inicia semana com queda de 1,33%, aos 118.330 pontos, às 10h11 (horário de Brasília), nesta segunda-feira (24). O principal índice da bolsa de valores brasileira vai na contramão do exterior, que opera em alta enquanto investidores aguardam por mais resultados corporativos e os britânicos esperam pela escolha do novo primeiro-ministro. Já o dólar avança. Às 10h09 (horário de Brasília), a moeda norte-americana valorizava 1,78%, vendida a R$ 5,25.
Na última semana, os três principais índices norte-americanos atingiram sua melhor semana desde junho no fechamento de sexta-feira (21). Nesta manhã, seguem no campo positivo e operam em alta com investidores digerindo os balanços corporativos do último trimestre.
Dow Jones Futuro (EUA), +0,71%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,65%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,34%
Bolsas Asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam mistas nesta manhã, com destaque para o mercado de Hong Kong, que caiu 6,36% por uma combinação de fatores, incluindo maiores rendimentos do Tesouro dos EUA. Os investidores também podem esperar que medidas políticas sejam anunciadas durante o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, que encerrou no fim de semana com os partidários do presidente Xi Jinping escolhidos para formar um grupo de liderança central .
Shanghai SE (China), -2,02%
Nikkei (Japão), +0,3%
Hang Seng Index (Hong Kong), -6,36%
Kospi (Coreia do Sul), +1,04%
Bolsas Europeias
As bolsas europeias também operam em alta, com enquanto o Partido Conservador do Reino Unido escolhe um novo primeiro-ministro após a renúncia de Liz Truss na semana passada. O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, informou neste domingo (23) que desistiu da disputa ao posto de próximo líder.
FTSE 100 (Reino Unido), +0,68%
DAX (Alemanha), +2,15%
CAC 40 (França), +2,08%
FTSE MIB (Itália), +1,29%
Euro Stoxx, +2,02
Notícias corporativas
A Unipar (UNIP6) realizou uma nova proposta de compra pelas sete unidades da Braskem (BRKM5) localizadas em São Paulo. As informações são de Lauro Jardim, colunista do “O Globo”.
Ainda de acordo com a publicação, a nova proposta da Unipar foi obrigada a ser feita após a gestora americana Apollo aumentar em 25% sua oferta há 15 dias. No entanto, ela busca adquirir a totalidade da petroquímica, enquanto que a empresa brasileira busca parceiros para a nova oferta.