Ibovespa abre em queda com Petrobras (PETR4) no radar

Entrada de Jean Paul Prates no comando da petroleira deve mudar estratégia da estatal

Ibovespa abre em queda com Petrobras (PETR4) no radar
Ibovespa fechou pregão de quinta-feira (26) em queda de 0

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), abriu em leve queda de 0,18% nesta sexta-feira (27), cotado a 113.977,56 pontos, por volta das 10h10 (horário de Brasília). Os investidores estão atentos aos primeiros passos de Jean Paul Prates na Petrobras (PETR4). No último pregão, na quinta-feira (26), o Ibovespa fechou em queda de 0,08%, a 114.177 pontos.

O dólar opera em leve queda de 0,05%, negociado a R$ 5,071, por volta das 10h20. 

Ainda no âmbito doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza um encontro com governadores, no Palácio do Planalto, para debater a reposição em relação a arrecadação do ICMS.  

Na Petrobras, Prates deve alterar as estratégias da petroleira, que poderá se voltar mais a projetos de energia renovável e investimentos em refino, o que não agrada parte do mercado. Além disso, existe uma certa apreensão em relação a mudança de política de preços de combustíveis da companhia.

De acordo com a “Reuters”, Prates deve nomear candidatos para a diretoria nesta sexta-feira (27). 

No cenário internacional, o investidores acompanham os dados do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos Estados Unidos, medida de inflação preferida do Federal Reserve (Banco Central dos EUA). 

Noticiário corporativo

Americanas 

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ordenou, em caráter de urgência, a busca e apreensão de todos os e-mails corporativos de executivos e membros do conselho de administração da Americanas (AMER3) dos últimos dez anos. As informações foram noticiadas, primeiramente, pelo “Jornal Nacional” da “Rede Globo”.

Petrobras 

A Petrobras (PETR4) concluiu a venda da totalidade de sua participação no campo de produção de Albacora Leste, localizado na Bacia de Campos, para a Petro Rio Jaguar Petróleo, subsidiária da Prio (ex-PetroRio).