Abertura do mercado

Ibovespa abre sem direção única com Focus e Copom no radar; dólar sobe

Investidores repercutem resultado fiscal, falas do Fed e balanços do 1T24

Ibovespa
Ibovespa oscila (foto: Freepik)

Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, dá início às negociações sem direção definida, nesta segunda-feira (6), com os investidores à esperado do Copom e repercutindo o Boletim Focus.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador caia 0,02%, aos 128.481 pontos.

dólar comercial, em contrapartida apresenta uma alta de 0,26%, com uma cotação de R$5,08.

Ibovespa é movimentado à espera do Copom

Os investidores estão ajustando suas posições em antecipação à reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, agendada para quarta-feira (8). Há expectativas de que o ritmo de flexibilização monetária possa ser reduzido para um corte de 0,25 ponto percentual.

Os economistas consultados pelo Banco Central revisaram suas projeções, agora prevendo juros mais elevados ao final de 2024.

De acordo com o relatório Focus, as projeções embutem um corte de apenas 0,25 ponto percentual na Selic no Copom desta semana. Eles elevaram sua estimativa para a taxa de juros para 10,50% ao final de maio, interrompendo uma sequência de 38 semanas em 10,25%.

A desaceleração do mercado de trabalho americano na última sexta-feira reforçou as expectativas de que o Federal Reserve (Fed) cortará os juros este ano, o que tem impulsionado os mercados acionários no exterior.

EUA

Nos mercados futuros de Wall Street, há uma tendência de alta, após os principais índices terem encerrado a semana anterior com ganhos, impulsionados por um relatório de emprego aquém das expectativas, o que renovou as esperanças de uma possível redução das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed).

Para esta segunda-feira (6), estão programados discursos do presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, e do presidente do Fed de Nova York, John Williams.

Cotação dos índices futuros:

Dow Jones Futuro: +0,40%

S&P 500 Futuro: +0,42%

Nasdaq Futuro: +0,33%

Bolsas asiáticas

Na Ásia e no Pacífico, as bolsas fecharam em alta nesta segunda-feira (6), impulsionados pelo otimismo em relação aos possíveis cortes de juros nos EUA neste ano, após um rali em Wall Street na semana passada.

Na China continental, os mercados retornaram em clima positivo após um feriado de três dias, com entusiasmo também pela reunião do Politburo na semana passada.

No entanto, no Japão e na Coreia do Sul, não houve atividade de negociação de ações devido aos feriados.

Shanghai SE (China), +1,16%

Nikkei (Japão): fechado por feriado

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,55%

Kospi (Coreia do Sul): fechado por feriado

ASX 200 (Austrália): +0,70%

Bolsas europeias

Enquanto isso, as bolsas europeias estão operando com ganhos, à medida que os investidores continuam a avaliar a possibilidade de cortes nas taxas após os dados de emprego nos EUA apresentarem desempenho abaixo do esperado, juntamente com novos indicadores econômicos da região.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,51%

DAX (Alemanha): +1,09%

CAC 40 (França): +0,64%

FTSE MIB (Itália): +0,79%

STOXX 600: +0,55%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

BB Seguridades (BBSE3) informou na manhã desta segunda-feira (6) o lucro líquido de  de R$ 1,843 bilhão no primeiro trimestre de 2024. A alta representa um avanço de de 4,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com o Alexandre Abreu, diretor financeiro e responsável pelo crédito digital para micro, pequenas e médias empresas do BNDES, a oferta de crédito para pequenos negócios aumentou em 52% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior.