O Ibovespa abriu em alta de 0,89% aos 99.705 pontos, por volta das 10h10 (horário de Brasília), desta segunda-feira (27) e se recupera após perder a marca dos 100 mil pontos na última quinta-feira (23).
Os agentes do mercado acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que irá rever sua agenda internacional após ser diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. O adiamento da viagem de Lula à China, que aconteceria neste domingo (26), pode acelerar a apresentação do novo arcabouço fiscal.
O principal índice acionário brasileiro também reage ao IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na sexta-feira (24), que desacelerou para 0,69% em março, mas permanece acima do esperado.
Já o dólar opera em queda de 0,33%, negociado a R$ 5,22, por volta das 10h (horário de Brasília).
Em Wall Street, índices futuros operam em alta, neste início de semana. Cerca de duas semanas após o colapso bancário do SVB (Silicon Valley Bank), o VNB (Valley National Bancorp) e o First Citizens Bank apresentaram ofertas separadas ao FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation) para adquirir o banco falido.
O First Citizens também já concordou em comprar os depósitos e empréstimos do SVB, segundo o comunicado do FDIC.
Dow Jones Futuro (EUA), +0,67%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,64%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,29%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam mistos, com investidores avaliando o impacto dos problemas bancários nos EUA e na Europa. Os agentes da economia também reagem a decisão mais recente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) sobre o aumento de 0,25 pontos percentuais, elevando a taxa de juros americana para 5%.
Shanghai SE (China), -0,44%
Nikkei (Japão), +0,33%
Hang Seng Index (Hong Kong), -1,75%
Kospi (Coreia do Sul), -0,24%
ASX 200 (Austrália), +0,10%
Bolsas europeias
Os mercados europeus revertem parte da forte queda da última sexta-feira (24), com temores de uma crise bancária ainda no radar, e operam em alta nesta segunda.
DAX (Alemanha), +1,48%
CAC 40 (França), +1,15%
FTSE 100 (Reino Unido), +0,72%
STOXX 50, +1,20%
FTSE MIB (Itália), +0,90%
Notícias corporativas
A Ocyan, empresa de óleo e gás da Novonor (antiga Odebrecht), está perto de ser vendida. O candidato mais forte a ficar com a companhia é o fundo americano EIG Global Energy Partners, segundo informou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
A agenda de compromissos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que passar por uma suavizada, principalmente em relação às viagens que tem feito Brasil afora, segundo informou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.