Mercado

Ibovespa abre em alta com payroll no radar; dólar cai

Bolsa também na expectativa de agenda política no Brasil

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quinta-feira (7), em alta 0,03%, aos 125.660,77 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). O índice acompanha a expectativa em torno da agenda política interna e os dados do payroll nos EUA.

O dólar comercial opera em queda de 0,31%, cotado a R$ 4,88, às 10h15 (horário de Brasília).

Os índices futuros dos EUA operam mistos nesta quinta (7), com investidores no aguardo dos dados do payroll de novembro, juntamente com os números salariais e a taxa de desemprego, que serão divulgados na sexta (8).

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones Futuro (EUA), -0,17%

S&P 500 Futuro (EUA), -0,09%

Nasdaq Futuro (EUA), +0,05%

Bolsas asiáticas

Os mercados da Ásia fecharam em baixa, nesta quinta-feira, com Tóquio em baixa de quase 2%. Em Xangai, por outro lado, o quadro terminou bem próximo da estabilidade. A balança comercial da China, com números em geral modestos, esteve em foco na região.

Shanghai SE (China), -0,09%

Nikkei (Japão), -1,76%

Hang Seng Index (Hong Kong), -0,71%

Kospi (Coreia do Sul), -0,13%

ASX 200 (Austrália), -0,07%

Bolsas europeias

Os mercados europeus abriram em baixa nesta quinta, revertendo os ganhos observados no pregão anterior, com investidores repercutindo dados da região. O mercado digere os dados do PIB do terceiro trimestre da Zona Euro, bem como os números do emprego do terceiro trimestre para a área da moeda única. A produção industrial alemã para outubro também está no radar.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,38%

DAX (Alemanha), -0,35%

CAC 40 (França), -0,23%

FTSE MIB (Itália), -0,26%

STOXX 600, -0,39%

Notícias corporativas

Após uma sessão muito tumultuada, que não contou com a presença de deputados de oposição, a Assembleia Legislativa (Alesp) aprovou, na noite de quarta-feira (6), o projeto de privatização da Sabesp (SBSP3).

A Americanas (AMER3) solicitou à Justiça do Rio de Janeiro uma reunião com os credores antes da Assembleia Geral de Credores (AGC), agendada para os dias 19 e 22 de dezembro.

A varejista propôs que o encontro possa acontecer na próxima terça-feira (12), às 10h, de forma virtual. A reunião teria a finalidade de apresentar os termos do plano, com vistas a elucidar eventuais dúvidas e permitir que os credores estejam melhor informados nos dias da AGE.