Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa amplia perdas após falas de Lula; dólar sobe

O Ibovespa começou a sessão com desvalorização, seguindo a tendência de piora nos ativos domésticos

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, opera com performance de queda. O índice que iniciou a sessão desta quarta-feira (26) em desvalorização, tem sua redução intensificada durante o dia. 

Por volta das 12h35 (horário de Brasília), o marcador recuava para a mínima do dia, com queda de 0,60%, aos 121.593 pontos.

Já o dólar comercial apresentava o ganho similar ao da abertura, com alta de 0,83%, cotado a R$ 5,49.

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava uma alta de 0,39%, aos 106.034 pontos.

Ibovespa é influenciado por fala do presidente

O Ibovespa começou a sessão com desvalorização, seguindo a tendência de piora nos ativos domésticos, enquanto os investidores monitoram as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e analisam os dados do IPCA-15 de junho, recentemente divulgados. 

Lula comentou sobre a questão fiscal, destacando que “o problema não é ter que cortar, é saber se precisa efetivamente cortar ou se precisa aumentar a arrecadação”. 

As ações da Vale (VALE3) registraram um ganho de 0,91%, ajudando a mitigar as perdas no índice.

IPCA-15, conhecido como prévia de inflação, divulgado na manhã desta quarta-feira (26), reforçou que o controle inflacionário será uma questão desafiadora para o BC (Banco Central), durante os próximos meses. 

A afirmação pertence ao economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, que, ao BP Money, ressalta uma expectativa de que a inflação deste ano se escale para a casa dos 4%, testando o BC. 

EUA

As bolsas de Nova York iniciaram o dia em queda, refletindo um ambiente global de aversão ao risco, influenciado por comentários mais conservadores de dirigentes do Fed (Federal Reserve) antes da divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE) de maio, crucial para as decisões do banco central. 

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,15%

S&P 500: -0,15%

Nasdaq: +0,12%