Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa avança nos ganhos após ata do Copom; dólar recua

O Copom debateu a credibilidade do compromisso no combate à inflação

Foto: unsplash
Foto: unsplash

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, a B3, opera em alta na manhã desta terça-feira (14), com os investidores respondendo à divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária).

Por volta das 12h20 (horário de Brasília) o índice avançava 0,55%, aos 128.854 pontos.

O dólar comercial, por sua vez, ia na contramão da bolsa, recuando 0,33%, cotado a R$ 5,13.

Ibovespa é movimentado por política monetária

As movimentações do Ibovespa seguem repercutindo a ata do BC divulgada nesta manhã. O Copom debateu a credibilidade do compromisso no combate à inflação.

A diretoria da autarquia monetária foi unânime em defender uma política monetária mais contracionista.

Na semana passada, a autoridade monetária foi contra o guindance do encontro anterior e reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual.

Este foi o primeiro corte desta magnitude na taxa básica de juros desde que o BC deu início ao seu afrouxamento monetário.

Antes disso, foram seis cortes de 0,50 pp. Com isso, a Selic passou de 10,75% para 10,50% ao ano — trata-se do menor patamar de juros desde março de 2022.

O Comitê também destaca que os dados de atividade econômica brasileira surpreenderam, assim como o mercado de trabalho — que pressionam a inflação. Também está no radar do BC o risco fiscal que aumentou nas últimas semanas.

EUA

As bolsas de Nova York exibem alta limitada no começo do pregão desta terça-feira (14), após a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de abril, que mostrou alta acima do esperado, mas revisões positivas que limitaram o temor do mercado com uma nova aceleração da inflação.

Os investidores ainda acompanham os comentários do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,05%

S&P 500: -0,08%

Nasdaq: -0,21%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile