Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa cai com pressão de commodities; dólar sobe

O índice reflete o forte recuo dos preços do minério de ferro e do petróleo no mercado internacional

Foto: Canva
Foto: Canva

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, opera em queda durante o primeiro periodo da sessão desta terça-feira (23).

Por volta das 13h54 (horário de Brasília) o índice apresentava uma queda de 0,75%, aos 126.900 pontos.

Já o dolar comercial seguia no sentido contrário da índice, enquanto desempenhava uma alta de 0,31%, cotado a R$ 5,58.

Commodities pesam Ibovespa

Desde o início do pregão, o setor de commodities tem sido o catalisador da queda do Ibovespa. O cenário é reflexo do forte recuo dos preços do minério de ferro e do petróleo no mercado internacional, em meio a incertezas sobre a demanda da China. 

Em meio à agenda local esvaziada, investidores ficam de olho na corrida eleitoral americana e na temporada de balanços aqui e nos Estados Unidos, enquanto a pauta fiscal ainda segue no radar.

Nas ações o destaque vai para os papeis ordinários da Embraer (EMBR3). As ações da aerea vivem uma reviravolta nesta terça-feira (23), com alta de mais de 6% após despencarem 7% na segunda-feira (22).

Por volta das 13h25 (horário de Brasília), os papéis da fabricante de aeronaves avançavam 6,71%, cotados a R$ 41,20.

Nesta terça-feira (23), a Embraer anunciou venda de seis aeronaves modelo A-29 Super Tucano para a Força Aérea do Paraguai, sem detalhar valores.

EUA

Os principais índices acionários de Nova York operam com leve viés de alta, ao passo que os investidores voltam suas atenções para o calendário de balanços.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,10%

S&P 500: +0,01%

Nasdaq: +0,04%