Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa cai em meio a aversão a risco no exterior; dólar avança

Os dados positivo de empregos não impede queda do índice

Foto: unsplash
Foto: unsplash

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de valores brasileira, a B3, opera com fortes quedas no pregão desta quarta-feira (29), com o mercado reagindo à aversão ao risco no exterior.

Por volta das 12h44 (horário de Brasília), o índice recuava 0,65%, aos 122.972 pontos.

Já o dólar comercial seguia a direção contrária, com alta de 0,98%, cotado a R$ 5,20.

Os investidores estão adotando uma postura cautelosa enquanto aguardam a divulgação do Livro Bege hoje e o anúncio do PIB dos EUA amanhã, visto que o mercado brasileiro estará fechado devido ao feriado.

Dados de empregos positivo não impede queda do Ibovespa

O Ibovespa iniciou a sessão de quarta-feira (29) com uma queda significativa, refletindo um início difícil para todos os ativos domésticos após a divulgação dos dados de desemprego no Brasil. 

Durante o dia, os agentes econômicos estão atentos às declarações dos dirigentes do Fed (Federal Reserve) e ao Livro Bege da instituição. Devido à proximidade do feriado de Corpus Christi, espera-se uma liquidez reduzida.

Por aqui, os dados de emprego foram positivos.

O Brasil criou 240.033 postos de trabalho formais no mês de abril, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (29).

Além disso, o IBGE divulgou que o desemprego no Brasil vai a 7,5% em abril, atingindo o menor para o período desde 2014. Essa taxa é inferior aos 8,5% registrados no mesmo trimestre móvel de 2023.

EUA

A abertura do pregão desta quarta-feira (29) em Nova York foi marcada pela pressão do mercado de Treasuries, com os rendimentos de curto e longo prazo alcançando seus patamares mais altos desde o início de maio.

Essa dinâmica está levando os índices acionários a recuarem, afetando negativamente todos os setores da bolsa americana.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,83%

S&P 500: -0,57%

Nasdaq: -0,42%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile