O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda durante o pregão desta quarta-feira (23) em quedas consideráveis em mais uma sessão em que o mercado repercute suas preocupações em torno das eleições norte-americanas.
Por volta das 13h08 (horário de Brasília) o marcador opera em queda de 0,63%, aos 129.139 pontos.
Já o dólar comercial seguia direções opostas, quando apresentava ganhos de 0,20%, cotado a R$ 5,70.
A melhora no desempenho de Donald Trump nas pesquisas eleitorais dos EUA impulsionou o dólar no exterior, além de elevar as taxas dos títulos do Tesouro americano. Esses fatores, aliados à queda das commodities, contribuíram para o pessimismo no mercado acionário brasileiro.
Ibovespa também é pressionados por commodities
O Ibovespa iniciou o pregão desta quarta-feira em baixa, pressionado pelas ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4).
A desvalorização do petróleo e do minério de ferro no mercado internacional, somada ao clima de cautela global e ao aumento das preocupações com o risco fiscal no Brasil, tem impactado negativamente o humor dos investidores.
O mercado também aguarda os pronunciamentos do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do diretor Paulo Picchetti, que participam de eventos em Washington.
EUA
Nos EUA, os principais índices de Wall Street operam em queda, com o S&P 500 recuando pelo terceiro dia consecutivo, refletindo a alta das taxas de Treasuries e a expectativa por novos dados econômicos, em meio à temporada de resultados corporativos e ao cenário eleitoral.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,03%
S&P 500: +0,35%
Nasdaq: +0,33%