Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa cai, mas mira nos 125 mil pts; dólar dispara a R$ 5,68

O índice opera em queda, embora tenha perfomado com ganhos durante grande parte do pregão desta manhã

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera em queda, embora tenha perfomado com ganhos durante grande parte do pregão da manhã desta terça-feira (2). 

Os investidores estão novamente avaliando os riscos internos devido às recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a gestão da política monetária e a desvalorização do real.

Por volra das 13h47 (horário de Brasília), o marcado apresentava um recuo de 0,04%, aos 124.666 pontos.

O dólar comercial, por sua vez, também sobia sem pretensão de modéstia. Neste mesmo período, a moeda norte-americana disparava 0,56%, cotado a R$ 5,68.

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava performance neutra, com variação de 0.00%, aos 105.828 pontos.

O dólar alcançou nesta terça-feira (2) sua sexta sessão consecutiva de valorização em relação ao real, influenciado pela piora nas expectativas do mercado sobre a política monetária e fiscal doméstica. 

Após uma abertura que sugeriu uma leve estabilização do real, a moeda brasileira voltou a desvalorizar, destacando-se como uma das piores performances do dia entre as 33 moedas mais líquidas monitoradas pelo Valor. 

Durante a manhã, além das declarações do presidente Lula, os investidores observaram atentamente as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Ibovespa sobe com apoio de commodities

O Ibovespa registra uma leve alta, próxima da estabilidade, enquanto o mercado mantém atenção aos riscos domésticos que impactam o desempenho de ativos locais, como o real e os juros futuros. 

A bolsa busca sustentar um viés positivo, especialmente impulsionada por empresas ligadas a commodities, que têm um peso significativo no índice.

EUA

Os principais índices de ações de Nova York registram ligeiras quedas no início das negociações desta terça-feira. Investidores estão atentos aos comentários de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), que participa de um painel no Fórum de Sintra com outros líderes de bancos centrais.

Paralelamente, os mercados também analisam os dados de emprego do relatório Jolts.

Os EUA abriram 8,140 milhões de vagas de emprego em maio, informou o relatório Jolts, publicado pelo Departamento de Trabalha nesta terça-feira (2). O resultado representa uma alta ante a abertura de 7,919 milhões postos de trabalho registrada em abril.

O resultado ficou acima do consenso LSEG de analistas, que estimava a criação de 7,9 milhões de vagas no mês.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,17%

S&P 500: +0,05%

Nasdaq: +0,23%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile