O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com perdas durante o último pregão da semana, em dia de agenda local esvaziada.
Por volta das 12h03 (horário de Brasília) o marcador apresentava um recuo de 0,75%, aos 119.229 pontos.
O dólar comercial seguia o mesmo sentido d, co índice, com desvalorização de 0,19%, cotado a R$ 6,15.
O dólar registrava alta frente ao real nesta sexta-feira, acompanhando o desempenho positivo em relação a outras moedas de mercados emergentes, com os investidores demonstrando aversão ao risco no início de uma sessão marcada pela escassez de dados econômicos e com poucos fatores de curto prazo em destaque.
Ibovespa opera com queda no último pregão da semana
Com uma agenda macroeconômica reduzida para o último pregão da semana, especialmente no cenário doméstico, os investidores tendem a adotar uma postura mais cautelosa, evitando apostas expressivas em qualquer direção e aguardando possíveis indicadores vindos do exterior.
No cenário global, a atenção permanece voltada para as perspectivas econômicas da China, maior importadora de commodities do mundo, já que seu desempenho afeta diretamente a atividade econômica em países emergentes e, por consequência, suas moedas, incluindo o real.
Embora haja uma expectativa de que medidas de estímulo do governo chinês possam impulsionar sua economia, também pairam temores de que ações como cortes nas taxas de juros possam levar à desvalorização do yuan, o que teria impacto negativo sobre as moedas emergentes.
Além de ganhar força frente ao real, o dólar também avançava nesta sessão contra o peso mexicano e o rand sul-africano.
EUA
Os principais índices de Wall Street iniciaram a sessão em território positivo nesta sexta-feira (3), com os investidores focados nos dados econômicos que estão por vir e se preparando para possíveis alterações políticas com a chegada do novo governo de Donald Trump nos EUA.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,71%
S&P 500: +0,82%