PMIs

Ibovespa caminha para o fim de 2024 com baixa liquidez

No cenário doméstico, os analistas seguem monitorando o quadro fiscal

Foto: Canva / Ibovespa
Foto: Canva / Ibovespa

A última semana de 2024 mantém o Ibovespa com uma agenda econômica esvaziada. Entre os dias 29 de dezembro e 3 de janeiro de 2025, as bolsas de alguns países não irão funcionar devido à véspera e ao dia da comemoração do feriado de Ano Novo.

São poucos os indicadores relevantes a serem divulgados, incluindo os dados de desemprego na Alemanha e os índices de Gerentes de Compras, mais conhecidos como PMIs, em diversos países.

No domingo (29), será divulgado o PMI Industrial de dezembro do Japão. Na segunda-feira (30), saem o PMI de Chicago, nos EUA, e os PMIs Industrial, Não-Manufatura e Composto da China.

Já na quarta-feira (1º), a China divulga dados do PMI Industrial Caixin, e na quinta-feira (2), será a vez do PMI Industrial da França, Alemanha, Reino Unido, Brasil, EUA e Zona do Euro.

Além disso, no cenário doméstico, os analistas seguem monitorando o quadro fiscal. Estatísticas referentes ao mês de novembro serão reveladas na segunda-feira (30) pelo BC (Banco Central).

Como o Ibovespa se comportou na última semana

Na última sexta-feira (27), foram divulgados dados relevantes para o Brasil e para a China. O setor de frigoríficos — o mais valorizado do Ibovespa até o momento — recebeu um “baque” com a notícia de que o governo chinês estaria investigando as carnes bovinas importadas do Brasil.

Além disso, ainda na sexta-feira, foram divulgados os dados preliminares de inflação, o IPCA-15, que apontou que o mês de dezembro deve ter um “alívio”, mas ainda deve haver pressão nos preços.

No radar político, além do quadro fiscal, que é observado de perto por investidores e agentes do mercado financeiro, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, solicitou que a Polícia Federal investigasse a liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares não identificadas.

No geral, a semana entre os dias 23 e 27 de dezembro foi de baixa liquidez para o Ibovespa. Isso ocorreu por conta do feriado de Natal e dos períodos de recesso para as empresas. Logo, não houve grandes movimentações corporativas ou na agenda econômica.