Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa contraria exterior e estende ganhos; dólar sobe

Ações de bancos também avançavam no índice, contrastando com um cenário global de aversão ao risco

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com avanços durante o pregão desta segunda-feira (13), enquanto é favorecido pelos ganhos da Petrobras (PETR4).

Por volta das 12h53 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma valorização positiva de 0,63%, aos 119.602 pontos.

O dólar comercial seguia o mesmo sentido da bolsa, embora com intensidade inferior, ao passo que apresentava ganhos de 0,05%, cotado a R$ 6,10.

Ibovespa sobe e recupera os 119 mil pts com apoio da Petrobras (PETR4)

O Ibovespa registrava uma leve alta nesta segunda-feira (13), com o desempenho positivo das ações da Petrobras e de bancos contrastando com um cenário global de aversão ao risco, impactado pela incerteza sobre a trajetória dos juros nos EUA.

Segundo análise técnica do Itaú BBA, o mercado fechou a semana testando a região de suporte em 118.600 pontos, nível crucial para evitar novas quedas. A equipe de análise do banco destacou que, caso esse suporte seja rompido, existe o risco de um novo movimento de baixa no índice.

Além disso, alguns setores, como o de consumo e o imobiliário, já renovaram suas mínimas e operam nos níveis mais baixos dos últimos quatro anos, o que indica uma fragilidade no mercado. 

No entanto, os analistas alertaram que, apesar dessa pressão, o Ibovespa e o índice Small Caps ainda não marcaram novas mínimas, mantendo os suportes intactos, mas o número crescente de ações com quedas acentuadas aumenta o risco de novas desvalorizações.

Em relação à economia, a atenção estava voltada para as projeções de inflação ligeiramente mais altas para este ano e o próximo, além da expectativa de um dólar mais valorizado em 2026, conforme apontado pela pesquisa Focus.

EUA

Nos EUA, os principais índices de Wall Street abriram em baixa, refletindo o aumento nos rendimentos dos títulos, após os dados robustos de criação de empregos na semana passada, que reforçaram as expectativas de que o Federal Reserve adotará uma postura mais rígida (hawkish) em 2025. 

Os mercados aguardam com cautela os dados de inflação que serão divulgados na quarta-feira, após o forte payroll reduzir as expectativas de cortes nos juros pelo Fed neste ano, em meio à proximidade das mudanças políticas na Casa Branca.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,36%

S&P 500: -0,44%

Nasdaq: -1,06%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile