O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, estava em alta no início da tarde desta quarta-feira (19), com investidores atentos às novas regras do IR (imposto de renda). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está com sua popularidade em queda, tenta implementar medidas que podem agradar milhões de brasileiros.
Por volta das 12h52 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava uma alta de 0,61%, aos 132.265 pontos.
Enquanto isso, o dólar comercial caía, com recuo de 0,33%, cotado a R$ 5,6520.
As atenções estão voltadas à “Super Quarta“, com decisões de bancos centrais. “No mesmo dia, temos a decisão de taxa de juros nos EUA pelo Fed (Federal Reserve) e a decisão de taxa de juros aqui pelo BC (Banco Central)”, comenta Alison Correia, analista da Dom Investimentos. Já há previsões bem definidas sobre essas taxas.
É consenso entre analistas que o Fed deve manter a taxa de juros inalterada. Dessa forma, investidores aguardam principalmente as novas informações, para entenderem quais devem ser as próximas decisões. Em seu último comunicado, o Fed afirmou que pausou os cortes de juros em razão da resiliência da economia dos EUA.
Ibovespa é influenciado por movimentações do BC
Enquanto investidores esperam os anúncios da Super Quarta, o mercado de títulos públicos teve uma leve queda nas taxas. Outra decisão que influencia o Ibovespa é a venda de R$ 2 bilhões em dois leilões do BC com compromisso de recompra na manhã desta quarta-feira (19). Esta é quarta intervenção cambial da gestão de Gabriel Galípolo.
EUA
Os principais índices de Nova York estão em alta, em uma recuperação no dia da decisão sobre a taxa de juros do país. Se antes a resiliência da ecnonomia e preocupações com inflação motivaram uma pausa nos cortes, agora as informações mais recentes mostram desaceleração, o que pode causar uma mudança de trajetória.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,65%
S&P 500: +0,79%
Nasdaq: +1,10%