Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em alta com resultados do PIB; dólar sobe

Investidores também reagem ao Payroll e às expectativas para as próximas decisões do Fed

Ibovespa
Ibovespa / Foto: Pexels

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, estava subindo no início da tarde desta sexta-feira (7), com investidores reagindo ao resultado do PIB (produto interno bruto) do último trimestre de 2024, que veio um pouco abaixo do consenso.

Por volta das 13h16 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 1,09%, aos 124.698 pontos.

dólar comercial também subia, com avanço de 0,18%, cotado a R$ 5,7745.

O PIB brasileiro cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2024, ante expectativas de 0,4% a 0,5% de alta. Em 2024, houve um crescimento de 3,4%, também abaixo do esperado.

Além do PIB, o Ibovespa é influenciado pelo mercado de trabalho dos EUA, que criou 151 mil vagas em fevereiro, de acordo com dados do Payroll. O resultado veio abaixo das expectativas, mas seguiu indicando solidez no mercado de trabalho, o que indica que o Fed (Federal Reserve) deve manter a taxa de juros inalterada na próxima reunião.

Ibovespa sobe em meio a especulações sobre as próximas decisões do Fed

Os dados do Payroll reforçam previsões de que o Fed (Federal Reserve) deve esperar até junho para voltar a cortar a taxa básica de juros dos EUA.

Após a divulgação desses dados do mercado de trabalho, analistas preveem três cortes nos juros até o final de 2025. Antes do relatório, a previsão era de que as reduções voltariam já em maio. Enquanto isso, investidores acompanham as discussões para o fim da guerra na Ucrânia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que está “considerando fortemente” impor sanções ao setor bancário da Rússia até que um acordo de paz seja alcançado.

EUA

As bolsas do país norte-americano estavam oscilando em meio a incertezas sobre as políticas de Trump. Investidores também reagem aos dados do Payroll, que mostraram um mercado de trabalho sólido, porém com criação de empregos abaixo do previsto, de 160 mil, uma alta no desemprego, para 4,1% e uma queda na participação, para 62,4%.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,56%

S&P 500: -0,70%

Nasdaq: -0,81%