
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, a B3, mantendo o movimento observado na abertura do pregão, influenciado pela divulgação dos dados dos Estados Unidos.
Por volta das 12h50 (horário de Brasília), o índice recuava 0,79%, aos 154.154 pontos.
Enquanto isso, o dólar segue em direção oposta, registrando alta expressiva de 1,46%, cotado a R$ 5,41.
Mercado exterior e queda no petróleo
Com o retorno após o feriado, o Ibovespa iniciou o dia em queda, movimentado principalmente pela repercussão dos dados do Fed divulgados na véspera da pausa e pela retirada das tarifas dos EUA sobre alguns produtos brasileiros.
Outro fator que vem impactando o desempenho do Ibovespa é a queda no petróleo, que desencadeou uma baixa em Petrobras (PETR3; PETR4), empresa que ancorou o índice brasileiro durante o dia. Na cotação atual, PETR3 registra queda de 0,86%, operando a R$ 34,56 às 12h50 (horário de Brasília).
A oscilação no índice do petróleo ocorre principalmente após a notícia de que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recebeu dos EUA um esboço de plano para pôr fim à guerra contra a Rússia. A sinalização de avanço nas negociações diminui a percepção de risco geopolítico, um dos principais gatilhos de volatilidade no mercado de petróleo.
EUA
Em Wall Street, as bolsas em sua maioria em momento de alta com algumas instabilidades, com variações positivas nos mercados externos.
Em contraponto ao Ibovespa, as bolsas dos EUA seguem em alta com os dados do Fed e a possível sinalização de corte de juros, o que gerou um momento de instabilidade na Nasdaq.
O movimento do mercado vem sendo impulsionado pelos indicadores dos EUA, pelo fim do shutdown e pela alta nos mercados de tecnologia.
Cotação dos indíces dos EUA:
Dow Jones: +0,08%
S&P 500: +0,39%
Nasdaq: -0,20%