Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa enfrenta amarga sessão e recua 2 mil pts; dólar sobe 

O índice registra mais um dia de perdas devido a ruídos políticos, com relatos de enfraquecimento de Haddad

Foto: pexels
Foto: pexels

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera com forte queda no início da tarde desta quarta-feira (12). 

Após uma abertura de ganhos, o índice recua com estresse da política local. Por volta das 13h50 (horário de Brasília) o índice recuava 1,04%, aos 120.368 pontos, perdendo a casa dos 122 mil pontos registrados no início do pregão. 

Na mímina do dia, por volta das 11h, o marcador chegou a tocar os 119 mil pts.

Já o dólar comercial apresenta ganhos no sentido contrário do Ibovespa, com alta de 0,49%, cotado a R$ 5,38.

Ibovespa cai com Haddad e juros dos EUA no radar

O Ibovespa registra mais um dia de perdas devido a ruídos políticos, com relatos de enfraquecimento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ataques a ele dentro do próprio governo.

Essas preocupações internas afetam a bolsa brasileira, mesmo em um dia de otimismo no exterior, após a inflação ao consumidor nos EUA ficar abaixo das expectativas do mercado.

À tarde, o foco se volta para a decisão de juros do Fed, o gráfico de pontos e a entrevista do presidente do banco central americano.

O aumento da percepção de risco no Brasil intensificou o estresse no mercado de juros, que agora considera a possibilidade de elevação da Selic em todas as reuniões do Copom até o final do ano.

A demanda por maiores prêmios de risco fez a curva de juros precificar uma Selic entre 11,25% e 11,5% até o fim do ano, e cerca de 12% no final de 2025.

EUA

As bolsas de Nova York abrem em alta nesta quarta-feira, após o índice de preços ao consumidor (CPI) de maio ter ficado abaixo das expectativas em todas as suas leituras.

CPI (índice de preços ao consumidor) dos EUA ficou estável no mês de maio, após alta de 0,3% em abril, segundo dados do Departamento do Trabalho norte-americano.

Em comparação a maio do ano passado, a inflação foi de 3,3%, após ter ficado em 3,4% no mês anterior.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,24%

S&P 500: +1,09%

Nasdaq: +1,78%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile