O Ibovespa, principal índice do mercado financeiro, estende os ganhos do início da sessão do primeiro dia útil da semana. O índice é puxado pela alta expressiva da Vale (VALE3), junto com os ganhos dos bancos.
Por volta das 12h41 (horário de Brasília), desta segunda-feira (8) o marcador saltava 1,33%, aos 128.484 pontos.
Já o dólar comercial vai na contramão do Ibovespa e recua 0,46%, cotado a R$ 5,04.
Ibovespa é impulsionado por Vale (VALE3)
O Ibovespa começou o primeiro pregão da semana em alta significativa, impulsionado pela valorização das ações da Vale (VALE3) e das siderúrgicas devido ao avanço do preço do minério de ferro no mercado internacional.
Isso porque a valorização significativa do minério de ferro impulsiona as ações da Vale (VALE3), que possui uma fatia majoritária no índice, e outros títulos ligados à siderurgia neste início de semana.
As preocupações em torno da gestão da Petrobras (PETR4) e a distribuição de dividendos adicionais também estão sob escrutínio.
Neste cenário, a expectativa de mudança na liderança da empresa pode levar a ações da estatal a enfrentar uma nova fase de volatilidade.
Além disso, em uma terceira instância, as ações dos bancos também estão contribuindo para o desempenho positivo do índice nesta manhã.
EUA
Os mercados acionários de Nova York iniciaram a sessão desta segunda-feira (8), com movimentos mistos, mostrando pequenas variações para cima e para baixo.
Os investidores buscam consolidar os ganhos e recuperar parte das perdas da semana passada, enquanto aguardam os dados de inflação dos EUA que serão divulgados ao longo desta semana.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,12%
S&P 500: +0,14%
Nasdaq: +0,13%