O desempenho positivo do Ibovespa surpreendeu o mercado nesta segunda-feira (9). O principal índice acionário brasileiro fechou a sessão com alta de 0,86%, aos 115.156 pontos.
Os resultados acima do esperado vieram no primeiro dia útil após o início da guerra entre Israel e o grupo islâmico Hamas, no último sábado (7). Por ser uma região de grande produção de petróleo, havia o temor de que o conflito afetasse a commodity e derrubasse bolsas ao redor. Mas não foi isso que aconteceu.
A cotação do petróleo Brent avançou 4%, o que ajudou as empresas do setor petrolífero a registrarem altas consistentes e levar o Ibovespa a fechar no azul. As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram 3,68% e 4,09%, respectivamente. Já a PRIO (PRIO3) disparou 8,85%.
“A curva de juros caiu, a gente viu as empresas de petróleo subindo muito, isso ajudou o índice e o mercado ao longo do dia, de certa forma, com uma expectativa de que esse conflito tenha uma solução mais atenuada e mais breve do que o esperado. Isso fez também que o preço do petróleo cedesse um pouco, então isso ajudou a melhorar a bolsa hoje. Vamos ver nas próximas 48 horas qual será a resposta de Israel”, avaliou para o BP Money o analista de investimentos da Andbank, Fernando Bresciani.
Dólar
O temor em relação ao dólar também não se concretizou. A moeda americana caiu 0,62% e terminou a sessão cotada a R$ 5,13. A analista da Toro Investimentos, Gabriela Sporch, diz que de fato havia uma apreensão para saber como o dólar iria se comportar.
De acordo com a analista, a abertura da bolsa sinaliza o pior, já que o índice futuro abriu com um gap de baixa e o dólar abriu com um gap de alta e apresentando alta volatilidade. Mas ao longo do dia a situação se inventou graças aos comentários favoráveis ao aperto monetário de membros do FED (Federal Reserve), o que foi bem recebido por investidores.
“O Ibovespa, quando abriu as 10 horas juntamente com os papéis, também chegou a abrir com um gap de baixa, de 0,5% de queda e ficou operando entre a região dos 113. 600 e os 113.970. Mas, às 2h30, nós tivemos um dirigente do FED discursando e isso acabou animando bastante o mercado, fazendo com que tanto o Ibovespa quanto o índice futuro tivessem uma reversão para as altas e o dólar uma reversão para a queda”, avaliou Sporch.