Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa estende ganhos com estímulos externos; dólar cai 1,40%

O movimento é impulsionado pelo anúncio de novos estímulos econômicos por parte da China

Foto: Canva
Foto: Canva

O Ibovespa, principal índice do mercado financeiro nacional, opera em alta, em sessão otimista, impulsionada pela notícia da China sobre o pacote de estímulos econômicos. 

Por volta das 13h36 (horário de Brasília) o marcador apresentava altas consideraveis de 1,25%, aos 132.195 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que recuava 1,40%, cotado a R$ 5,45.

O dólar à vista registra uma forte queda frente ao real nesta terça-feira, o movimento é impulsionado pelo anúncio de novos estímulos econômicos por parte da China, que animou os investidores e elevou os preços das commodities.

Além disso, o real se beneficia de um ajuste nos prêmios de risco ligados à questão fiscal, colocando a moeda brasileira como a mais valorizada entre as 33 principais divisas monitoradas pelo Valor na sessão.

Ibovespa avança impulsionado por Vale

O Ibovespa registra alta na sessão de hoje, impulsionado pelo desempenho positivo das ações da Vale, após a China revelar um pacote de estímulos para sua economia.

As medidas anunciadas pelo governo chinês têm como objetivo atingir a meta de crescimento do PIB de 5% em 2024.

Com isso, outras empresas exportadoras de commodities também apresentam valorização, figurando entre os principais destaques do índice.

EUA

Em Nova York, apesar de um início otimista, as bolsas perderam força e passaram a operar em queda após a divulgação de dados de confiança do consumidor nos EUA, que apresentaram recuo e ficaram abaixo das expectativas do mercado.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,02%

S&P 500: +0,18%

Nasdaq: +0,57%