Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa estende perdas pressionado por PIB dos EUA; dólar avança

Na contramão da valorização do minério de ferro em Dalian (China), as ações da Vale e demais papéis do setor caem.

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a Bolsa de Valores brasileira, estende as predas registradas no inicio do pregão desta quinta-feira (25).

Por volta das 12h38 (horário de Brasílai) o índice recuava 0,12%, aos 124.587 pontos.

Já o dólar comercial, seguia o ritmo oposto ao marca uma alta de 0,33%, cotado a R$ 5,16.

Na contramão da valorização do minério de ferro em Dalian (China), as ações da Vale e demais papéis do setor caem.

Não há consenso na avaliação dos resultados da mineradora por casas de análise. O lucro líquido da mineradora caiu 9% na comparação anual e 31% na mensal. 

Também entra na conta a informação de que a mineradora australiana BHP apresentou uma oferta para a compra da rival Anglo American.

Ibovespa analisa dados da economia norte-americana

A tendência de queda registrada pelo Ibovespa no penúltimo dia útil da semana é pressionada pelos indicadores econômicos dos EUA, divulgados nesta manhã. 

De acordo com Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master, o mercado, que esperava “menos inflação e mais PIB”, foi pego de surpresa com um resultado “ruim para a inflação americana”.

O mercado também analisa os dados do consumo nos EUA (PCE), que mostraram alta expressiva, o que pode indicar que a queda dos juros norte-americanos pode demorar mais para acontecer.

EUA

Em Wall Street, os principais índices de Nova York operam em queda firme, beirando os 2%. O pré-mercado também operou pelo negativo. 

A queda é impulsionada pelos divulgados mais cedo mostraram aceleração na inflação do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) do primeiro trimestre, e um produto interno bruto (PIB) abaixo do esperado. O mercado também reage aos balanços recentes de big techs.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -1,61%

S&P 500: -1,20%

Nasdaq: -1,64%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile