O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, performa em queda, alongando as perdas do início do pregão desta terça-feira (25).
Por volta das 13h00 (horário de Brasília) o marcador recuava a mínima do dia, com recuo de 0,50%, aos 122.024 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido oposto do índice, ao apresentar uma alta de 0,88%, cotado a R$ 5,43.
O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava um salto de 0,20%, aos 105.690 pontos.
Ibovespa amplia quedas enquanto mercado assimila falas de Galípolo
O Ibovespa reage a divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária) nesta manhã. O consenso é altamente valorizado nas decisões do Comitê do BC (Banco Central), mas não deve ser usado como um escudo contra críticas.
“Sempre vejo muito valor no consenso, porque a chance de você errar em nove pessoas é menor do que a de errar sozinho. Mas também acho muito importante que cada diretor vote com a coerência daquilo que ele acredita”, afirmou o diretor do BC, Gabriel Galípolo, durante uma live da Warren Investimentos.
“[É importante] que o consenso não vire um escudo para evitar críticas de um lado e de outro, senão vamos começar a empilhar decisões equivocadas e ter muita dificuldade”, completou.
Galípolo reforçou que “ser criticado ou não ser criticado não é uma opção, a gente não controla, mas única coisa que a gente controla é ter a coerência”.
EUA
Os mercados em Nova York iniciaram o pregão desta terça-feira de forma mista, com algumas ações sob pressão após os comentários cautelosos de Michelle Bowman, diretora do Federal Reserve.
O receio de uma política monetária mais restritiva por um período prolongado foi intensificado pelo aumento no índice de atividade nacional do Fed de Chicago.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones: -0,78%
S&P 500: +0,29%
Nasdaq: +1,11%