Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa estende perdas com mau humor do mercado; dólar ganha força

Há aproximadamente um mês, a política fiscal do governo federal passou a receber mais atenção dos mercados

Foto: unsplash
Foto: unsplash

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, opera estendendo as perdas durante o pregão desta quarta-feira (13), com o mercado demonstrando preocupação em torno do pacote fiscal.

Por volta das 13h20 (horário de Brasília) o marcador apresentava um recuo de 

Já o dólar comercial seguia sentido contrário do índice, ganhando força após o cancelamento do leilão do BC no fim desta manhã.

O dólar iniciou uma alta e os juros futuros aceleraram o movimento de valorização, impulsionados pela expectativa de que o governo adiará o anúncio das medidas de contenção de despesas até após a reunião do G-20.

Simultaneamente, os mercados domésticos enfrentaram um dia de turbulência, com o Banco Central cancelando o leilão de linha de US$ 4 bilhões que estava agendado para ocorrer entre 10h30 e 10h35, devido a problemas técnicos na mensageria. Após o cancelamento, o BC anunciou a realização de um novo leilão.

Ibovespa amplia queda com cenário fiscal no radar; dólar ganha força

Há aproximadamente um mês, a política fiscal do governo federal passou a receber mais atenção dos mercados, em meio à expectativa de que fosse anunciado um pacote destinado a ajustar as contas públicas e assegurar a viabilidade do novo arcabouço fiscal elaborado pela equipe econômica.

Os rumores de que o anúncio das medidas sejam adiadas, sendo divulgadas depois do dia 20 tem impulsionado o mau humor do mercado.

EUA

Nos mercados internacionais, os índices das bolsas de Nova York apresentaram resultados mistos, à medida que investidores aguardam um possível corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) em dezembro, após o CPI de outubro ficar dentro das expectativas do mercado.

Entre as ações em destaque, as da Rivian Automotive dispararam 18%, após a Volkswagen anunciar planos de investir até US$ 5,8 bilhões na empresa.

Já os papéis da Tesla subiram 4,78%, após Elon Musk ser nomeado por Donald Trump para liderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,29%

S&P 500: +0,08%

Nasdaq: -0,13%