Acompanhamento do mercado

Ibovespa estende perdas em sessão guiada pelo exterior; dólar sobe

Os investidores também estão atentos aos dados do setor varejista no Brasil

Ibovespa
Foto: Pixabay

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda nesta quinta-feira (11), com o índice sendo guiado pelo mercado exterior.

Por volta das 12h57 (horário de Brasília) o marcador estendia as perdas do início da sessão ao apresentar um recuo de 0,39%, aos 127.533 pontos.

Já o dólar comercial seguia contramão do pregão, ao apresentar altas de 0,09%, cotado a R$ 5,08.

Ibovespa cai avaliando dados nacionais e internacionais

O Ibovespa segue a sessão sendo puxado com os dados econômicos divulgados na agenda desta quinta-feira (11). 

Os investidores também estão atentos aos dados do setor varejista no Brasil, que surpreenderam ao subir em vez de cair, além da decisão do Banco Central Europeu.

O mercado analisa a inflação ao produtor nos EUA, que ficou abaixo das expectativas e está influenciando as próximas ações do Banco Central norte-americano em relação a um possível corte nas taxas de juros. 

No Brasil, as vendas no varejo superaram significativamente as expectativas, o que pode desacelerar a redução da taxa Selic.

As ações da Ambev (ABEV3) subiram 1,07%, impulsionadas pela previsão do Citi de que a empresa se beneficiará da inflação menor do que o esperado para cervejas.

As ações da CVC Brasil (CVCB3) caíram 2,85%, mantendo a tendência negativa recente.

A Magazine Luiza (MGLU3) avançou 0,56% após os dados do varejo surpreenderem positivamente em fevereiro.

EUA

Os mercados acionários em Nova York estão apresentando movimentos mistos, com os investidores analisando os dados de inflação divulgados recentemente.

Enquanto o CPI (índice de preços ao consumidor) surpreendeu ao ficar acima das expectativas, levando o mercado a reconsiderar as projeções sobre os cortes de juros pelo Fed (Federal Reserve), o PPI (índice de preços ao produtor) mostrou uma tendência oposta, ficando abaixo das estimativas em sua leitura mensal.

O resultado teve impacto no rendimento dos Treasuries, que começaram a cair, proporcionando algum impulso às bolsas, embora sem grande persistência.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,38%

S&P 500: -0,02%

Nasdaq: +0,46%