Mercado

Ibovespa fecha em queda na contramão do exterior; dólar sobe

Bolsas nos EUA fecham em alta antes do payroll

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, encerrou a sessão desta quinta-feira (7) com alta de 0,31%, aos 126.010 pontos. O dólar comercial fechou com alta de 0,20%, a R$ 4,91.

Com os investidores avaliando a apresentação do texto da MP das subvenções de investimentos que foi adiada para hoje. A medida está entre as mais importantes na busca do governo por recursos para tentar cumprir a meta de zerar o déficit primário de 2024. 

A Vale (VALE3) subiu 0,32%, com os recentes estímulos econômicos da China, que vêm ajudando o minério de ferro no curto prazo, embora haja dúvida em relação à permanência da commodity no atual patamar de preços.

Ações dos ‘bancões’ em alta

Os preços do petróleo subiram nesta quinta (7), após a forte queda da véspera, ajudando no desempenho positivo das ações da Petrobras (PETR4). Contudo, faltando menos de uma hora para o fechamento, as ações viraram para queda, encerrando com menos 0,24% – em dia em que a estatal anunciou queda do preço do diesel.

No setor bancário, o Itaú (ITUB4) subiu 0,99%, enquanto o Banco do Brasil (BBAS3) avançou 1,62%. Já o Bradesco (BBDC4) subiu 0,25%, e o Santander (SANB11) apresentou alta de 0,36%.

Entre as mineradoras e siderúrgicas, a Vale (VALE3) avançou 0,32%. Já a Gerdau (GGBR4) subiu 0,27%. A Usiminas (USIM5), por sua vez, subiu 0,96%.

Entre as varejistas, o Magazine Luiza (MGLU3) valorizou 4,15%. Na mesma linha do Magalu, as ações da Lojas Americanas (AMER3) subiram 3,33%. Já o Grupo Casas Bahia (BHIA3) recuaram -1,85%. As ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) que lideram as altas durante o pregão fecharam em alta de 2,51%.

As ações do Grupo SOMA (SOMA3) lideraram os ganhos do Ibovespa, avançando 5,68%.

Já na ponta negativa, as ações da Engie Brasil (EGIE3) lideraram as perdas, caindo 2,65%. Em seguida, surgem os papéis da Hypera (HYPE3) e Cielo (CIEL3), que reportaram quedas de 2,40% e 2,05, respectivamente.

Bolsas americanas sobem

Os índices em Wall Street fecham em alta, antes do Payroll de novembro, a folha de pagamentos não-agrícola, que será divulgada nesta sexta-feira (8) e é o dado mais importante do mercado de trabalho no radar dos membros do Federal Reserve.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile