Ibovespa fecha em queda, apesar de alta da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4); dólar avança

Índice apagou os ganhos da manhã, sob influência de bolsas internacionais

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a terça-feira (28) em queda de 0,17%, aos 100.591 pontos. O índice teve abertura positiva, mas devolveu os ganhos no período da tarde, com a baixa das bolsas em Wall Street. Já o dólar avançou 0,48%, cotado a R$ 5,26.

A terça-feira começou com boas notícias vindas da China. Por lá, foi anunciada a flexibilização das medidas restritivas para conter o surto de covid-19. O tempo de quarentena para a entrada de viajantes no país caiu para a metade. Com isso, os índices asiáticos fecharam em alta. 

Leia também: Preço/Lucro do Ibovespa está no seu menor valor desde 2015

No entanto, a divulgação de indicadores da economia norte-americana, somada à perspectiva de alta dos juros acabou mudando o humor do mercado. De acordo com uma pesquisa do Conference Board, o índice de confiança do consumidor norte-americano caiu 4,5 pontos, influenciado pela alta inflação. 

O índice de expectativas, baseado nas perspectivas de curto prazo dos consumidores em relação à renda, negócios e condições do mercado de trabalho caiu para 66,4, o nível mais baixo desde março de 2013.

Por aqui, nomes de peso do Ibovespa encerraram em alta, mas não foi o suficiente para segurar o índice. Petrobras (PETR3;PETR4) avançou 1,46% e 1,25%, em dia do empossamento do novo presidente da companhia. Caio Mário Paes de Andrade assumiu o cargo nesta manhã, após obter aprovação do Conselho na segunda-feira. Vale (VALE3) registrou alta de 1,79%, a R$ 79,45. 

GPA (PCAR3) liderou os ganhos do pregão, subindo 2,86%, após o Itaú BBA retomar a cobertura para a ação com recomendação de compra e potencial de alta de 95%. BB Seguridade (BBSE3) seguiu o mesmo caminho, avançando 2,13%.

Já na ponta negativa, Hapvida (HAPV3) despencou 5,78%, após Credit Suisse cortar o preço-alvo da ação em 43%. Via (VIIA3) e Positivo (POSI3) fecharam o quadro, caindo 5,45% e 5,38%. 

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) nesta manhã. Foram criados 277.018 empregos formais em maio, bem acima da expectativa do mercado, que projetava alta de 192.750 vagas. 

Os agentes financeiros aguardam o pronunciamento de Christine Lagarde, a presidente do BCE (Banco Central Europeu), na quarta-feira. Ela irá participar de um painel do BCE, que contará com a participação de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) e Andrew Bailey, do BoE (Banco da Inglaterra).

Nos EUA, os índices fecharam na mesma direção do Ibovespa. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registraram baixas de 1,56%, 2,01% e 2,98%, respectivamente. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile