Enquanto o Ibovespa tem uma sessão de pessimismo, caindo mais de 3% nesta sexta-feira (4), porém, a Carrefour (CRFB3), a Minerva (BEEF3) e a JBS (JBSS3) vão na direção contrária ao índice, com valorizações expressivas.
Por volta das 16h, as ações da Carrefour subiam mais de 10% no pregão do Ibovespa, enquanto a Minerva (BEEF3) liderava os ganhos do setor de frigoríficos, com alta de 1%, e logo atrás a JBS (JBSS3) subia 0,24%.
Ao passo que o Ibovespa acompanha a queda generalizada dos índices globais, após a retaliação da China ao tarifaço de Donald Trump, com uma tarifa de 34% sobre a importação de produtos norte-americanos no país, a expectativa é que algumas das empresas que podem “tirar proveito” da situação.
Espera-se que as medidas, dos ambos os lados, abram espaço para a exportação de carne brasileira.
Além da China, o governo Trump também impôs uma tarifa de 10% sobre os produtos brasileiros, o que, na avaliação do BTG Pactual, deve ter pouco efeito sobre o setor frigorífico.
“O produto já enfrenta tarifas superiores a 10% — especificamente, 26%. Ainda não está claro como será tratada a cota com isenção tarifária, mas, como ela é pequena, acreditamos que não deva ser alterada”, escreveram Thiago Duarte e Guilherme Guttila, em relatório, segundo o “Money Times”.
“Há também um ângulo positivo a considerar, já que EUA e Brasil competem nos mercados globais de carnes e grãos. Supondo que outros países reajam com medidas retaliatórias, o efeito líquido pode ser positivo para os exportadores brasileiros”, acrescentam os analistas.
No lado da JBS (JBSS3), por exemplo, o favorecimento por vir também pela safra de milho, visto que o Departamento de Agricultura dos EUA espera que o plantio de milho aumente em 5% em comparação com o ano anterior, chegando a 95,3 milhões de hectares (ha), superando o consenso da Bloomberg de 94,4 milhões/ha.
Na visão dos analistas do Santander, os estoques mais altos podem reduzir os preços do milho, barateando um dos principais insumos para a produção de proteína animal.
Ibovespa desaba 3% com guerra comercial; dólar decola 3%
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro está sofrendo um tombo de 3,11%, e perdeu mais de 4 mil pontos na sessão desta sexta-feira (4). Por volta das 14h20 (horário de brasília), o índice tenta sustentar os 127 mil pontos. O dólar comercial decola 3,30%, a R$ 5,80.
Na sessão da véspera, um dia após o anúncio do novo tarifaço de Donald Trump, o Ibovespa conseguiu segurar as perdas e caiu somente 0,4%, mantendo os 131 mil pontos.
Porém, com a reação da China, que decidiu impor tarifas recíprocas de 34% sobre os EUA. Enquanto isso, no mercado de câmbio, o dólar acompanha o avanço das divisas emergentes, sobretudo aquelas ligadas às commodities, que enfrentam uma forte queda neste pregão.
Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq recuaram 4,42% e 5,07%, respectivamente. Já o Dow Jones subiu 3,78%.