Ibovespa futuro abre em alta com anúncios na Petrobras (PETR4)

Divulgação de resultados de empresas dos EUA também agitam o mercado

O Ibovespa futuro opera em alta nesta quarta-feira (13). Por volta das 9h15 (de Brasília), o índice avançava 2,08% a 118,720 mil pontos.

Os acionistas brasileiros aguardam com expectativas o anúncio que ocorrerá nesta quarta-feira (13) sobre o novo presidente executivo da Petrobras (PETR4). O pronunciamento será feito na Assembléia do Conselho Administrativo da estatal, que irá definir também quem será o novo presidente do conselho da empresa.

Após as recusas de nomes como Adriano Pires (economista) e Rodolfo Landim (atual presidente do Clube de Regatas do Flamengo) para os respectivos cargos, na última terça-feira (12) o conselho administrativo da petroleira aprovou a nomeação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência, alegando que o indicado está dentro dos critérios estabelecidos pelas diretrizes do conselho.

Além das duas primeiras recusas, o Palácio do Planalto também recebeu a negativa de Décio Oddone, (ex-presidente da ANP) e por último, lidou com o insucesso da indicação de Caio Paes de Andrade (secretário especial da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia). Todos os indicados alegaram ter conflitos de interesse com a instituição.

No cenário internacional, a expectativa nos EUA está voltada à divulgação dos resultados das principais empresas do país, que serão explanados nesta quarta-feira (13).

Empresas como JP Morgan, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley deverão divulgar seus resultados nesta semana, chamando a atenção dos acionistas da região.

No mercado europeu, os dados inflacionários divulgados nesta semana pelo governo norte-americano seguem causando alerta nos investidores do continente, e a expectativa está voltada às novas sanções econômicas contra a Rússia.

O presidente da Ucrânia ,Volodymyr Zelensky, acusou o exército russo de estar usando bombas de fósforo em território ucraniano. O governo de Vladimir Putin ainda nega a informação.

Já nas bolsas asiáticas, os ritmos financeiros fecharam em alta após a divulgação dos dados de exportação na China. As exportações denominadas em dólar no país subiram 14,7% ao ano no mês de março, diminuindo os resultados de 16,3% alcançados entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. 

Veja também: China: crescimento das exportações no país diminuiu em março

Em contrapartida, ao contrário da alta do Ibovespa futuro, o índice de importações denominadas em dólar em território chinês caíram 0,1% ao ano no mês de março, caso comparado ao aumento de 15,5% registrado entre os dois primeiros meses de 2022.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile