Ibovespa abre semana em leve queda seguindo exterior

Nesta semana, os investidores estão atentos aos dados de inflação nos Estados Unidos

O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores de São Paulo (B3), opera em leve queda de 0,43%, a 99.859 pontos, por volta das 10h05 desta segunda-feira (11), acompanhando a queda dos mercados externos. Na China, novos temores sobre uma variante de coronavírus (covid-19) têm deixado os investidores em alerta. A preocupação com uma recessão global também segue no radar.

Nesta semana, os investidores estão atentos aos dados de inflação nos Estados Unidos. Ainda no cenário internacional, o presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova Iorque, John Williams, realizará um discurso às 15h desta segunda. 

No cenário doméstico, as vendas no varejo no Brasil também devem influenciar o apetite dos investidores ao risco na bolsa brasileira. Os dados de vendas no varejo no Brasil serão divulgados na quarta-feira (13). Também na quarta serão divulgados os números de inflação ao consumidor nos EUA. 

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) diminuiu para 0,28% na primeira prévia de julho, depois de registrar uma alta de 0,39% na prévia de junho. A informação foi publicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda. A previsão do IPCA de 2022 diminuiu de 8,27% para 7,96%, segundo dados publicados pelo Boletim Focus.

Além disso, a projeção para a economia deste ano melhorou, segundo o Focus. Especialistas do mercado esperam que o PIB (Produto Interno Bruto) tenha um crescimento de 1,59% frente a 1,51% da divulgação feita na semana passada.

Na última sexta-feira (8), o Ibovespa fechou em queda de 0,44%, a 100.289 pontos. Mesmo com o resultado negativo de sexta-feira, a bolsa brasileira acumulou alta de 1,35% na semana passada. Em julho, a bolsa tem saldo positivo de 1,77%, mas ainda acumula queda de 4,32% em 2022