Ibovespa abre em leve queda com Fed no radar; dólar sobe

Investidores seguem com aversão ao risco, no aguardo das decisões do Federal Reserve na próxima semana

O Ibovespa (principal índice da bolsa de valores brasileira) abre em leve queda de 0,57% nesta sexta-feira (16) a 109.406 mil pontos, por volta das 10h07 (horário de Brasília). Os investidores seguem com aversão ao risco, no aguardo das decisões do Federal Reserve (banco central dos EUA) que acontecerão na próxima quarta-feira (21) sobre um novo aperto monetário. Enquanto isso, o dólar comercial subia 0,94%, cotado a R$ 5,296, por volta das 10h50 desta sexta.

Na última quinta-feira (15), o FMI (Fundo Monetário Internacional) alertou para o risco de recessão econômica em 2023. A fala foi dita pelo diretor do Departamento de Comunicação do FMI, Gerry Rice. Segundo Rice, a instituição internacional espera que alguns países entrem em recessão em 2023, dado que a economia global tem mostrado sinais de piora.

Bolsas Europeias

Os investidores globais iniciaram esta sexta-feira (16) com mais cautela, com dados macroeconômicos importantes no radar. Por isso, as bolsas ao redor do mundo operam, em sua maioria, em leve queda. Na europa, a inflação em agosto subiu para 9,1% na Zona do Euro. Em julho, a inflação ao consumidor era de 8,9% na UE.

Há um ano, a taxa anual de inflação na Zona do Euro era de 3%. A alta da inflação, em agosto deste ano, foi puxada pela energia – que teve alta de 38,6% frente ao mesmo mês do ano passado.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,36%
DAX (Alemanha), -1,75%
CAC 40 (França), -1,47%
FTSE MIB (Itália), -1,01%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira (16), após uma sessão mista na última quinta-feira (15), com as ações em Shenzhen e Xangai caindo acentuadamente.

Shanghai SE (China), -2,30%
Nikkei (Japão), -1,11%
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,89%
Kospi (Coreia do Sul), -0,79%

Notícias corporativas

BRF (BRFS3) 

A BRF (BRFS3) informou que poderá exportar carne de peru para o México. Segundo a BRF, a companhia possui uma segunda unidade industrial autorizada pelo Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar a exportar esse tipo de carne ao México.

Boa Safra (SOJA3) 

A Boa Safra (SOJA3) aprovou o programa de recompra de ações de até 2,4 milhões do total da companhia. O número representa 2,10% das ações totais emitidas pela empresa e 5,30% das ações em circulação no mercado. 

Segundo a companhia, o prazo para realização das aquisições terá início no dia 19 de setembro de 2022 e terminará em 19 de setembro de 2023.

IRB (IRBR3) 

A agência de classificação de riscos Standard&Poor’s Global Ratings (S&P) divulgou, na última quinta-feira (15), um relatório em que remove os ratings com implicação negativa sobre a IRB (IRBR3). 

Engie (EGIE3) 

A Engie Brasil Energia (EGIE3) vendeu a termelétrica Pampa Sul por R$ 2,2 bilhões e saiu do mercado de carvão no Brasil, reforçando o caminho de pavimentar o processo de descarbonização do seu portfólio de geração de energia.

O Índice Bovespa (Ibovespa) é o indicador mais relevante do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile