Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa mira nos 133 mil pontos; dólar recua

O índice é impulsionado pela reação dos investidores aos dados de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de valores brasileira, a B3, opera com ganhos durante o pregão desta quarta-feira (14), enquanto o mercado responde ao bom humor após dados de inflação do consumidor dos EUA.

Por volta das 12h26 (horário de Brasília) o marcador apresentava ganhos de 0,29%, aos 132.785 pontos.

Já o dólar comercial segue o caminho contrário do índice, ao passo em que apresenta queda de 0,13%, em uma cotação de R$ 5,44.

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava uma queda de 0.18%, aos 102.423 pontos.

O dólar interrompeu sua tendência de queda recente e passa a flutuar perto da estabilidade, com uma leve inclinação para a alta.

De acordo com operadores de instituições financeiras, o CPI não foi suficiente para provocar uma nova desvalorização da moeda americana, que já vinha em baixa desde a terça-feira da semana passada.

Ibovespa é impulsionado por dados econômicos dos EUA

O Ibovespa é impulsionado pela reação dos investidores aos dados de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que ficaram dentro das expectativas.

No entanto, a performance das ações de empresas exportadoras, que têm um peso significativo no índice, é pressionada pelos preços das commodities.

O mercado também está atento ao encerramento da temporada de balanços e às novas orientações dos membros do Banco Central sobre a política monetária.

EUA

Em Nova York, os principais índices acionários apresentam variações misturadas, com pequenos ganhos e perdas, enquanto os investidores analisam os dados do CPI dos EUA que se mostraram conforme as previsões.

O CPI subiu 0,2% em julho, recuperando-se da queda de 0,1% em junho, conforme a base mensal.

O resultado estava em linha com as expectativas do mercado, tanto para o índice geral quanto para o núcleo, que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia.

O núcleo do CPI também aumentou 0,2%, após 0,1% em junho, enquanto o CPI anualizou uma queda para 2,9%, abaixo de 3% pela primeira vez desde 2021.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,29%

S&P 500: +0,14%

Nasdaq: -0,17%