O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda durante o pregão desta terça-feira (21), após uma sequência de ganhos em cinco dos últimos seis pregões, sendo que no dia anterior o índice chegou a se aproximar dos 123 mil pontos.
Os investidores seguem atentos aos primeiros movimentos do presidente dos EUA, Donald Trump, no comando do governo.
Por volta das 13h05 (horário de Brasília) o marcador apresentava um recuo de 0,04%, aos 122.808 pontos.
O dólar comercial seguia o sentido do índice, quando apresentava uma valorização negativa de 0,18%, cotado a R$ 6,03.
Ibovespa recua com incertezas na políticas norte-americana
Para analistas do Itaú BBA, o Ibovespa conseguiu manter o desempenho positivo visto na segunda-feira (20) e se aproximou do importante patamar de resistência dos 123 mil pontos no curto prazo.
Embora Trump não tenha anunciado a imposição imediata de tarifas comerciais durante a sua posse na segunda-feira, um dos maiores temores do mercado, ele afirmou que os EUA arrecadarão “enormes quantias” com impostos sobre o comércio exterior.
O republicano também mencionou que iniciará uma revisão do sistema comercial dos EUA para proteger os trabalhadores e famílias norte-americanas.
A incerteza política gerada pela nova administração norte-americana, segundo analistas e estrategistas, continua sendo um fator de volatilidade nos mercados globais.
As ações da Petrobras caem mais de 1%, influenciadas pela expectativa de aumento da produção de petróleo nos EUA, enquanto as ações do setor metalúrgico apresentam alta, com exceção das da Vale.
EUA
Nos EUA, as bolsas de valores começaram o pregão em alta, após o feriado do Dia de Martin Luther King Jr., enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano apresentavam uma tendência de queda.
Após retirar a questão das tarifas da agenda das suas primeiras ordens de governo e não mencionar a China, Trump indicou que pretende aplicar alíquotas de 25% sobre o Canadá e o México já a partir de fevereiro. Essa decisão impacta negativamente o peso mexicano e o dólar canadense.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,74%
S&P 500: +0,48%
Nasdaq: +0,06%