O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera com leves ganhos durante o primeiro pregão da semana, enquanto investidores acompanham as falas do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Por volta das 12h50 (horário de Brasília) o marcador apresentava leve ganho de 0,01%, aos exatos 130.000 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que recuava 0,14%, cotado a R$ 5,60.
O dólar à vista, que iniciou o dia em alta, reverteu para uma leve queda, colocando o real como uma das moedas de melhor desempenho entre as 33 mais líquidas acompanhadas pelo Valor.
Segundo operadores, comentários do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de Gabriel Galípolo podem ter contribuído para a redução do prêmio de risco no câmbio e nos juros futuros.
Ibovespa oscila com riscos locais no radar
O Ibovespa opera em estabilidade no início desta segunda-feira, influenciado pelo recuo dos juros futuros de longo prazo, o que dá suporte a ações de setores cíclicos domésticos.
No entanto, os papéis ligados a commodities são pressionados negativamente após o anúncio de novos estímulos fiscais pela China, que, apesar de positivos, não detalharam o montante de investimento previsto para impulsionar a economia local.
A inflação de serviços, embora ainda acima da meta de 3% estabelecida pelo Copom, se mantém em níveis mais baixos que os observados em 2012, quando o mercado de trabalho também enfrentava forte pressão.
Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária e futuro presidente do Banco Central, mencionou diversos fatores que podem alterar a dinâmica do mercado de trabalho, destacando que o BC precisa adotar uma postura cautelosa em suas previsões.
EUA
Nos EUA, com o mercado de Treasuries fechado devido ao feriado de Columbus Day, as negociações estão mistas.
O Dow Jones é afetado pela queda das ações da Caterpillar e da Boeing, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq encontram algum suporte nas valorizações da Nvidia.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,36%
S&P 500: +0,66%
Nasdaq: +0,73%