Acompanhamento do mercado

Ibovespa opera em alta após dados dos EUA; dólar sobe

O índice começou o dia anterior ao feriado da Páscoa com uma postura cautelosa

Ibovespa opera em alta após dados dos EUA
Ibovespa opera em alta após dados dos EUA (Foto: pexels)

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos durante o último pregão da semana. 

Por volta das 12h40 (horário de Brasília), o marcador apresentou ganhos de 0,35%, aos 128.140 pontos.

Ao seguir a mesma direção do Ibovespa, o dólar comercial também ocupava um patamar positivo, com alta de 0,32%, cotado a R$ 4,99.

Ibovespa performa ganhos, puxado pela Petrobras (PETR4)

O Ibovespa começou o dia anterior ao feriado da Páscoa com uma postura cautelosa devido às declarações conservadoras de membros do Fed (Federal Reserve) sobre a prolongação do período com taxas de juros elevadas. 

No entanto, o desempenho positivo da Petrobras (PETR4), empresas petrolíferas do setor privado e grandes bancos durante o pregão impulsionou o índice, proporcionando um impulso necessário para a alta.

Em paralelo a isso, as ações da Vale (VALE3) e do setor de metais registraram queda, porém o Ibovespa ampliou sua margem de ganhos com o apoio da Petrobras, empresas petrolíferas do setor privado e grandes bancos.

O destaque do pregão vai para as ações da Casas Bahia (BHIA3) registram aumento de 10,83% após o leilão, marcando a segunda maior valorização do Ibovespa.

Enquanto isso, Marfrig (MRFG3) destaca-se como o líder de ganhos no Ibovespa hoje, com um aumento de 11,60%.

Ainda no cenário doméstico, a taxa de desocupação no Brasil ficou em 7,8% no trimestre móvel encerrado em fevereiro. O valor é o menor para o período desde 2015.

De acordo com o IBGE, a taxa teve uma alta de 0,3 ponto percentual no trimestre encerrado em fevereiro de 2024 frente ao trimestre encerrado em novembro de 2023. 

Por outro lado, ela recuou 0,7 ponto percentual ante o trimestre encerrado em fevereiro de 2023, quandoi foi de 8,6%.

EUA

As bolsas de Nova York iniciam o pregão desta quinta-feira (28) com um ímpeto limitado, marcando o último dia desta semana, do mês de março e do primeiro trimestre de 2024. Isso se deve ao feriado de Páscoa, que fechará os mercados em Wall Street amanhã.

O ímpeto das ações é contido mesmo após o S&P 500 registrar outro recorde histórico de fechamento. Comentários do diretor do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, também estão influenciando os investidores a reavaliarem suas expectativas quanto ao ciclo de cortes de juros nos EUA.

No contexto dos EUA, antes do feriado, os investidores estão atentos às últimas notícias econômicas. 

O PIB (Produto Interno Bruto) divulgado mostrou um crescimento anualizado de 3,4% no quarto trimestre de 2023, de acordo com a última leitura disponível. 

Essa leitura foi revisada para cima em relação à segunda, que indicava um avanço de 3,2% – a mesma taxa esperada por analistas do The Wall Street Journal.

Além disso, os pedidos de seguro-desemprego nos EUA caíram para 210 mil na semana encerrada em 23 de março, conforme dados do Departamento do Trabalho. Isso ficou em linha com a mediana das projeções dos analistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam estabilidade em 212 mil pedidos totais.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,07%

S&P 500: +0,06%

Nasdaq: 0,00%