O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, estende valorização nesta terça-feira (11), se aproximando dos 127 mil pontos, com os investidores avaliando o IPCA de janeiro, que veio dentro das expectativas.
Por volta das 13h18 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma valorização de 0,71%, aos 126.469 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que apresentava um recuo de 0,43%, cotado a R$ 5,76.
A TIM Brasil (TIMS3) se destacava positivamente, com um ganho de 5% após divulgar seus resultados trimestrais e projeções para 2025, incluindo informações sobre distribuição de lucros aos acionistas.
O mercado também aguardava a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, que participaria de uma audiência no Senado dos EUA).
Além disso, a atenção seguia voltada para o noticiário sobre as novas políticas comerciais do governo de Donald Trump.
No Brasil, o IBGE divulgou que o IPCA teve um aumento de 0,16% em janeiro, após a alta de 0,52% em dezembro, dentro das projeções dos analistas. Essa foi a menor variação para o mês desde o início do Plano Real, em 1994. No acumulado de 12 meses, o índice teve uma alta de 4,56%.
Ibovespa sobe com apoio de bancos
O Ibovespa registrava valorização no início dos negócios desta terça-feira (11), impulsionado pela queda nos juros futuros, após o IPCA de janeiro ser divulgado de acordo com as expectativas do mercado.
As ações do setor bancário avançavam em bloco, reagindo a balanços positivos.
Os investidores continuavam analisando as novas políticas tarifárias de Donald Trump, após o presidente dos EUA anunciar a imposição de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio a partir de 4 de março.
EUA
Nos EUA, os principais índices de Nova York abriram em baixa, refletindo o anúncio de Donald Trump sobre a imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio.
O mercado também aguardava as declarações de Jerome Powell no Senado, com investidores atentos a possíveis comentários sobre a inflação americana, o aumento das tarifas e suas implicações na política monetária do Fed.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,10%
S&P 500: -0,02%
Nasdaq: -0,15%