O Ibovespa, principal índice da B3, Bolsa de Valores brasileira, opera em ritmo de alta nesta quinta-feira (18), com os investidores atentos à fala do presidente do BC (Banco Central do Brasil), Roberto Campos Neto.
Por vota das 12h29 (horário de Brasília) o índice registrava um leve avanço de 0,36%, aos 124.623 pontos.
Seguindo o mesmo sentido de ganhos do Ibovespa, o dólar comercial apresentava alta de 0,11%, cotado a R$ 5,24.
Permanece no radar desta quinta-feira (18) a alteração nos cenários do mercado para o percurso da taxa básica de juros, a Selic, que reduziu os negócios na véspera e impulsionou uma disparada nos juros futuros com vencimentos mais curtos.
A entrevista de Roberto Campos Neto será acompanhada atentamente e pode causar nova movimentação.
Mercado já prevê queda menor da Selic
O Ibovespa deve ser impactado pelo cenário mais conservador do mercado, devido ao estresse na reprecificação dos juros nos EUA e às preocupações fiscais decorrentes das mudanças nas metas, o mercado reajustou suas apostas rapidamente.
A curva dos juros futuros sugere uma queda de 0,25 pontos percentuais já na próxima reunião (7 e 8 de maio), enquanto a taxa terminal ao final do ciclo permanece em torno de 10%. A unanimidade nas votações do Copom será algo a se observar.
Em suas declarações, Campos Neto destacou que a “revisão fiscal”, como ele a chamou, pode ter um custo mais alto para a política monetária.
Embora tenha evitado comentar diretamente sobre a política fiscal, ficou claro seu desacordo com a decisão, admitindo que isso pode afetar as expectativas de inflação. “Vamos monitorar o impacto em nossos modelos”, afirmou.
EUA
Os mercados de ações em Nova York começaram o dia em território positivo nesta quinta-feira (18), e, mesmo enfrentaram uma reversão parcial devido ao aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro e a valorização do dólar no cenário internacional, resistiu à performance de ganhos.
A agenda econômica internacional é mais esvaziada nesta quinta-feira (18), com destaque para as falas de dirigentes do Fed (Federal Reserve). Além disso, os investidores também se mantêm atentos à divulgação dos balanços financeiros.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,80%
S&P 500: +0,54%
Nasdaq: +0,58%