Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em alta com exterior no radar; dólar cai

Bolsas dos EUA avançam de olho em discurso de Powell

Ibovespa
Ibovespa Foto: Canva / Ibovespa

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em alta durante o pregão desta sexta-feira (22), e retorna aos 136 mil pontos.

Por volta das 13h28 (horário de Brasília) o marcador apresenta uma variação positiva de 0,87%, aos 136.151 pontos.

Já o dólar comercial segue o sentido contrário do índice, ao passo em que recua 0,16%, cotado a R$ 5,47.

Ibovespa é impulsionado por falas de Powell

Os investidores estão atentos aos novos sinais sobre a política monetária global, enquanto os banqueiros centrais se encontram no Simpósio de Jackson Hole, em Wyoming, EUA.

O foco está voltado para o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que será proferido nesta sexta-feira.

Os mercados europeus avançaram após o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em Jackson Hole, no qual afirmou que “é o momento de ajustar a política monetária” nos EUA. A confirmação das expectativas já existentes no mercado estimulou o otimismo nos negócios.

Nesta sexta-feira (23), Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), afirmou que é o momento de ajustar a política monetária, a declaração mais incisiva que sugere o início de cortes nas taxas de juros na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) em setembro.

“Chegou a hora de ajustar a política. Minha confiança cresceu de que a inflação está a caminho de 2%”, disse na abertura do esperado discurso no simpósio econômico de Jackson Hole, no Wyoming. “Os riscos de alta para a inflação diminuíram e os riscos de baixa para o desemprego aumentaram.”

EUA

Nos EUA, os mercados reagem de forma semelhante após as declarações de Powell, que demonstrou uma atenção especial ao mercado de trabalho durante seu discurso no simpósio de Jackson Hole.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,61%

S&P 500: +0,57%

Nasdaq: +0,70%