Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em alta com política monetária no radar; dólar sobe

O índice começa a semana em alta, impulsionado pelos papéis da Vale e Petrobras, e acompanhando o movimento positivo das bolsas internacionais

Foto: unsplash
Foto: unsplash

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em alta durante o primeiro pregão da semana, enquanto o mercado mantém a atenção na política monetária nacional e internacional.

Por volta das 12h40 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 0,30%, aos 134.979 pontos.

O dólar comercial segue o mesmo ritmo do índice ao passo em que avançava 0,28%, cotado a R$ 5,60.

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava uma alta de 0.38%, aos 101.578 pontos.

O dólar e os rendimentos dos Treasuries seguem em alta, com investidores ainda incertos sobre a magnitude dos cortes de juros nos EUA, enquanto aguardam novos indicadores econômicos ao longo da semana. No cenário doméstico, o Ibovespa mantém valorização.

Ibovespa sobe levado por pesos pesados 

O Ibovespa começa a semana em alta, impulsionado pelos papéis da Vale e Petrobras, e acompanhando o movimento positivo das bolsas internacionais. Com o Federal Reserve (Fed) em período de silêncio antes de sua próxima reunião, os investidores ajustam suas apostas para um ciclo mais moderado de cortes de juros nos Estados Unidos.

No Brasil, o mercado digere o Relatório Focus, que apontou uma revisão na previsão da Selic para 11,25% ao final de 2024, acima da estimativa anterior de 10,50%.

Além disso, a projeção da inflação oficial subiu de 4,26% para 4,30% ao final deste ano. Amanhã, o mercado aguarda a divulgação do IPCA de agosto.

EUA

As principais bolsas de Nova York também avançam nesta segunda-feira, após as perdas acentuadas da semana anterior.

O movimento de alta foi favorecido pelos dados mais fracos de geração de empregos no relatório “payroll” divulgado na última sexta.

Agora, o foco dos mercados se volta para os dados de inflação nos EUA, que serão divulgados nos próximos dias, e podem sinalizar as próximas ações do Fed (Federal Reserve) na política monetária.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +1,24%

S&P 500: +0,62%

Nasdaq: +0,64%